Urbanismo

Lançado concurso para o Programa “Rua Direita” em várias ruas de Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Foi lançado o concurso público para a “requalificação da Travessa de Maceda e Outras”, na freguesia de Campanhã. Esta é uma empreitada enquadrada no programa municipal “Rua Direita”, que visa a reabilitação profunda da rede fina de aproximadamente uma centena de arruamentos da cidade, correspondentes a cerca de 15 quilómetros de intervenção.

O concurso público lançado pela GO Porto – empresa municipal de Gestão e Obras tem como preço base o valor de 2.125.000,00 euros, sendo que as propostas podem ser submetidas até às 23,59 horas de 12 de julho de 2022, na plataforma acinGov, onde se encontram disponíveis todas as peças concursais.

Os trabalhos contemplam a intervenção em oito arruamentos, nomeadamente: a Travessa de Maceda, Calçada de Maceda, Travessa de Cartes, Rua de Maceda, Travessa do Pinheiro Grande, Viela de Maceda, Rua do Pinheiro Grande e Travessa do Ilhéu. O prazo estimado de execução é de 600 dias.

A empreitada será realizada em quatro fases, cada uma com duas sub-fases, e prevê a requalificação profunda destes arruamentos, incluindo trabalhos de pavimentação da faixa de rodagem e passeios, melhoria da acessibilidade pedonal por meio da adoção de troços de via partilhada. Está, ainda, contemplada a criação de áreas verdes e de espaços de lazer e a preservação do fontanário existente na Travessa do Pinheiro Grande.

A empreitada prevê, também, intervenção nas infraestruturas de abastecimento de água, de telecomunicações e de iluminação pública.

De recordar que o programa “Rua Direita" já requalificou o troço nascente da Rua de Vila Nova e soma já seis empreitadas em curso, nas ruas de Rua de Vila Nova (poente) e Travessa da Costibela, Rua da Via-Sacra e Outras, Rua Silva Porto (parcial), Rua da Arada, Rua do Encontro e Outras e Rua da Granja de Lordelo.

O “Rua Direita" representa um investimento global da Câmara do Porto na ordem dos 21 milhões de euros e abrange a reabilitação de arruamentos do sistema viário municipal, disperso por várias freguesias e correspondentes a antigos caminhos rurais, áreas urbanas em transformação ou ruas degradadas em tecido consolidado.