Mobilidade

Câmara lança concurso para elevador que vai ligar a Rua da Restauração ao Palácio de Cristal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_reconstrucao_miradouros_escarpa_palcio_03.jpg

Porto.

Foi hoje lançado pela Câmara do Porto o concurso público para as ligações mecanizadas no Palácio de Cristal, que prevê a instalação de um elevador para ligar à Rua da Restauração, com um valor base do procedimento de 1,19 milhões de euros.

O concurso público para a empreitada dos “Percursos Pedonais, Ligações Mecanizadas – Palácio de Cristal” foi nesta terça-feira lançado, com publicação do anúncio no Diário da República (DR).

O concurso refere-se à segunda empreitada no âmbito dos Percursos Pedonais - Ligações Mecanizadas, projeto que tem como objetivo criar melhores condições de mobilidade pedonal através da melhoria dos percursos existentes e da criação de ligações mecanizadas entre a zona ribeirinha e as cotas altas do Porto.

A intervenção no Palácio de Cristal visa alargar os pontos de ligação entre os jardins do Palácio e a sua envolvente, especialmente o grande morro sul na sua relação com a Rua da Restauração e conexão com os percursos pedonais - ligações mecanizadas de Miragaia, através da colocação de um elevador que fará a ligação das cotas.

Esta é a segunda empreitada no âmbito dos Percursos Pedonais – Ligações Mecanizadas, que já tem em funcionamento, desde junho de 2020, as escadas rolantes da primeira empreitada, no setor de Miragaia.

O concurso gerido pela empresa municipal de Gestão e Obras do Porto – GO Porto, estima um prazo global de obra de 365 dias, ou seja, um ano.

O preço-base do procedimento é de 1.195 mil euros e as propostas deverão ser entregues até às 23,59 horas do dia 18 de agosto de 2021, em formato eletrónico, na plataforma www.acingov.pt, onde podem também ser consultadas as peças do concurso.