Laboratório de Inovação Social aberto à apresentação de soluções inovadoras
Porto.
Notícia
Guilherme Costa Oliveira
Estão abertas, até 16 de agosto, as candidaturas para o Laboratório de Inovação Social do Porto, uma iniciativa de estímulo à apresentação de soluções inovadoras para os problemas sociais da cidade. Cada uma das cinco equipas vencedoras será premiada com um pacote de apoios e um investimento de até 120 mil euros.
As propostas apresentadas na segunda edição do Laboratório de Inovação Social do Porto devem contemplar soluções para os seguintes desafios: isolamento social dos idosos, vulnerabilidade social dos jovens ex-acolhidos, desinserção social e simbólica das pessoas com deficiência, isolamento social de vítimas de violência de género e doméstica, desinserção social e simbólica de migrantes e minorias étnicas e baixa adesão das pessoas em situação de sem-abrigo às respostas sociais estruturadas.
Para o desenvolvimento das soluções, as equipas devem consultar o "caso de estudo" relativo ao problema ao qual pretendem dar resposta e partir das informações nele disponível.
As equipas vencedoras serão premiadas com um pacote completo de apoios e um investimento direto de até 120 mil euros. Além disso, cada um dos cinco grupos selecionados para a fase de incubação terá acesso a um programa de capacitação com especialistas, mentoria, espaço físico de trabalho, acompanhamento por um técnico do setor público e até 20 mil euros para implementar a sua solução.
O programa de concurso, os casos de estudo e o formulário de candidatura encontram-se disponíveis no site da iniciativa.