Inovação

Laboratório de fabricação digital do Porto capacita mulheres em projeto europeu

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_shemakes_pantufas_viva_lab_01.JPG

DR

O VIVA Lab, laboratório de fabricação digital, com instalações na zona da Boavista, acaba de se associar, como laboratório, à rede europeia Shemakes, projecto bi-anual financiado pela União Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte 2020.

O objetivo da Shemakes é capacitar as futuras mulheres inovadoras da indústria da moda sustentável, através de inspiração, competências e redes. Mais especificamente, trabalhando como uma comunidade, a Shemakes oferece caminhos de aprendizagem inovadores para raparigas e mulheres de várias idades, e apoio e ligações empresariais concretas para ajudar as empresárias.

O Viva Lab aposta na promoção de uma cultura de Educação, Design e Inovação Social. Tem apoiado uma série de iniciativas, com destaque para o desenvolvimento e prototipagem junto dos hospitais S. António e S. João de equipamentos de proteção individual, no âmbito do combate à pandemia.

Definindo-se como um “laboratório para transformar ideias em realidade que procura apoiar empresas, instituições educativas, empresários e comunidades”, o VIVA Lab coloca as instalações de fabrico digital à disposição para “fazer protótipos, fabricar e testar ideias no mundo real através de projetos de investigação, educação e design”.

Agora, e no âmbito do projeto europeu Shemakes, o Viva Lab vai promover, dia 7 e 8 de abril, o “Textile Festival”. No dia 7, com a realização de workshops, no Porto, e no dia 8, com uma visita de campo à Covilhã. Esta ação destina-se a jovens, entre os oito e os 18 anos. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas aqui, sujeitas a confirmação por email.