Desporto

Kendo Clube do Porto celebra 20 anos a promover desporto inspirado nos guerreiros samurais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_ 20_aniversario_Clube_Kendo_Porto_01.JPG

DR

O Kendo Clube do Porto (KCP), onde treinam alguns dos atletas da Seleção Nacional da modalidade, tem preparado, até ao final do ano, um conjunto de iniciativas com vista a promover o estudo e o treino deste desporto ancestral, com raízes nos guerreiros samurais.

No âmbito da celebração dos 20 anos de atividade, o KCP preparou um programa de eventos desportivos, em parceria com a Federação Portuguesa de Kendo, Iaido e Jodo de Portugal, disciplinas que visam a formação do caráter dos seus praticantes, através dos princípios do katana (sabre japonês). O Pavilhão Municipal do Viso será o palco principal que irá albergar estes eventos ao longo do ano.

O primeiro encontro acontece já a 25 de fevereiro com o Estágio Nacional de Kendo, repetindo-se nos dias 22 de abril e 11 de novembro.

No primeiro fim de semana de março, o Pavilhão do Viso acolhe o Estágio Internacional Portugal-França, que irá contar com a presença do sensei Michel Guentleur, Kyoshi Nanadan, um dos primeiros alunos de Yoshimura Sensei, enviado do Japão para o ensino e promoção do kendo pelo mundo. Serão dois dias de intensa atividade técnica sobre esta arte marcial que tem origem nas técnicas de combate dos antigos samurai. Contará com a participação de praticantes de todos os níveis e não é restrito a federados nacionais.

Em abril realiza-se o Torneio Nacional Copa Ariaga, no dia 23, evento que acolherá cerca de 50 atletas federados e não federados. No final da competição, que tem a particularidade de não ter divisão por categorias ou géneros, será atribuído o troféu com o nome do selecionador nacional – Taro Ariga.

Em julho, o Pavilhão do Viso irá receber o Open Internacional de Kendo Tamashii Cup. A vertente pedagógica assumirá um papel primordial neste encontro aberto a praticantes e professores de vários países.

A organização acredita que estes eventos, realizados sob a chancela do 20.º aniversário do KCP, irão “contribuir para a formação dos seus atletas, ao facilitar a exposição a diferentes métodos de ensino, técnicas, praticantes e professores com elevada experiência”. Desta forma, é incentivada uma maior exposição do kendo na cidade e potenciada a captação de novos competidores para o crescimento desta arte na cidade do Porto e no norte do país.

O Kendo Clube do Porto é um dos centros de referência para o estudo e prática desta modalidade. O Kendo é uma arte marcial japonesa que tem origem nas técnicas de combate dos Samurai. Enquanto, por exemplo, o Judo deriva de técnicas de combate corpo a corpo, o Kendo é uma adaptação das técnicas de luta com espada. Integram a seleção nacional três atletas do clube do Porto – no esquadrão feminino, Filipa Borges e Taís Lourenço, na equipa masculina, João Lourenço.