Sociedade

Júri internacional escolhe na Essência do Vinho os 10 melhores rótulos nacionais

  • Notícia

    Notícia

O evento Essência do Vinho começou ontem, no Palácio da Bolsa, onde recebe a comitiva internacional de 50 especialistas para a eleição dos melhores vinhos nacionais.

Masters of Wine, especialistas, críticos de vinhos, Wine Educators e representantes do comércio mundial de vinhos integram o júri da mais antiga competição do país, à qual concorrem desta vez mais de 60 rótulos que foram já pré-selecionados pelo painel de provas da Revista de Vinhos como finalistas do TOP 10 dos Vinhos Portugueses.

Esta pré-seleção tem por base os vinhos que mais se notabilizaram no último ano, estando representadas todas as regiões vitivinícolas portuguesas e colheitas desde 1985 a 2017.

A competição e a sua integração no Essência do Vinho refletem a importância dada pela organização em posiciná-lo diferenciadamente junto de profissionai8s e consumidores. "É, simultaneamente, uma plataforma de apoio à internacionalização de produtores e marcas", afirma o codiretor do Grupo Essência do Vinho e presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho, considerando que reforça também assim a estratégia desenvolvida "em prol da valorização do vinho português e do seu preço médio".

A escolha dos melhores vinhos é, por isso, um dos temas centrais da edição deste ano da Essência do Vinho, que decorre até domingo e reúne os mais variados profissionais ligados ao setor, bem como apreciadores, sendo o impacto estimado para a cidade de 2,6 milhões de euros, de acordo com um estudo do ISAG - European Business School.

Além disso, a 16.ª edição tem a novidade da loja "pop up", que permite aos visitantes adquirir os vinhos que mais gostaram de provar no evento e recebê-los posteriormente em casa.

Durante os quatro dias do evento, as atividades paralelas incluem provas comentadas, conversas, harmonizações, Dicas Revista de Vinhos e outras iniciativas que ajudam à descoberta de mais de 3 000 vinhos de 400 produtores nacionais e estrangeiros, incluindo o lançamento mundial de um vinho raro de que uma garrafa tem o custo de 30 mil euros

6.ª feira e sábado: 15h-21h

Domingo: 15h-20h

Entrada: 25 euros

+Info: www.essenciadovinhoporto.com