Urbanismo

Junho marca pontapé de saída do futuro Campo Municipal de Campanhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Já é conhecido o projeto que vai erguer o futuro Campo Municipal de Campanhã. E é verde em vários sentidos. Empreitada, com valor base de 4,6 milhões de euros, vai intervir em 17 mil metros quadrados de terreno, criar novos arruamentos e áreas ajardinadas e incluir soluções ambientais para recolha de águas pluviais. Obras, num terreno entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais, deverão arrancar em junho e terminar no final de 2025.

Esta terça-feira, nos Paços do Concelho, foi apresentado o desenho que o atelier vencedor, o Mota&Pestana Arquitetos, fez para um campo de jogos com as medidas necessárias para receber jogos oficiais, relva sintética e sistema de rega automática.

Além do edifício de apoio, com dois pisos para posto médico, sala de primeiros socorros, salas técnicas, balneários para atletas e árbitros, bem como salas de apoio à gestão do espaço e serviços de bilheteira, cafetaria, instalações sanitárias, uma bancada coberta vai acolher 488 espectadores, incluindo lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida.

O equipamento estará dotado de mais de uma centena de painéis fotovoltaicos, mas as soluções ambientais não se esgotam aqui. Em consequência da deslocalização de uma linha de água existente, será criado um rain garden (canal em terreno natural) numa das laterais do campo que fará a recolha das águas pluviais.

Está prevista, ainda, a criação de áreas verdes e ajardinadas, com a plantação de cerca de 70 árvores.

A intervenção para edificação do novo Campo Municipal de Campanhã trará um novo arruamento, que fará a ligação à Rua de Justino Teixeira. Vão ser criados 32 lugares de estacionamento e um acesso pedonal através da Rua do Dr. Sousa Ávides, junto às Piscinas Municipais de Campanhã.