Educação

Judoca Nuno Delgado participa em aula de judo a alunos do pré-escolar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O judoca Nuno Delgado foi, esta tarde, o convidado de honra numa aula de judo na Escola Básica da Pasteleira dada aos alunos do jardim de infância.

O campeão olímpico assistiu, juntamente com o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, a uma aula do projeto “Formar Campeões para a Vida”, projeto do qual a Escola de Judo Nuno Delgado é parceira do Município.

A proposta é treinar “campeões para a vida”, através de sessões semanais gratuitas durante o ano letivo, de 45 a 90 minutos, destinadas a um público-alvo dos 3 aos 5/6 anos.

A parceria da Câmara do Porto com a Escola de Judo Nuno Delgado teve início no ano letivo 2015/2016 com a implementação do projeto “O Judo Transforma”, tendo tido continuidade nos anos letivos seguintes. Neste ano letivo, o projeto passou a designar-se “Formar Campeões para a Vida", com a aprovação de uma candidatura ao Programa Parcerias para o Impacto, assumindo o Município do Porto a qualidade de investidor social.

A iniciativa continua a dirigir-se às crianças da educação pré-escolar da rede pública de escolas da cidade, promovendo os princípios formativos do Judo, num equilíbrio entre a mente e o corpo, estimulando o desenvolvimento da atenção, concentração e reflexão mental.

Segundo informação dos serviços de Educação que acompanham este projeto, tem-se verificado um aumento do número de participantes e a sua exponencial e contínua participação com alegria, satisfação e entusiasmo. É sentida uma evolução ao longo das aulas, muito para lá da evolução física e técnica, mas também a nível psicológico e social, sendo que os alunos se mostram com maior autocontrolo, mais resilientes, mais cooperantes.

Conseguiu-se, também, junto de algumas crianças e jovens que inicialmente não se mostravam muito disponíveis para a prática, utilizar o judo como ferramenta pedagógica. Observa-se uma boa interação com os outros agentes educativos da escola, bem como a disponibilidade por parte da maioria dos coordenadores de escola, professores e assistentes para colaborar com tudo o que é necessário para o bom desenvolvimento do projeto. Por outro lado, há um número superior de famílias empenhadas e envolvidas numa colaboração com o projeto.

A atividade está a decorrer em 30 jardins de infância (de 13 agrupamentos de escolas), 59 turmas e abrange, aproximadamente, 1.147 crianças.

O Judo é uma modalidade olímpica desde 1972 e recomendado pela Unesco como um dos desportos mais adequados para crianças e adolescentes. É uma atividade que possibilita uma estreita relação entre colegas, estimulando um comportamento menos agressivo, ajudando ao desenvolvimento equilibrado a nível físico, psíquico e social e desenvolvendo na criança uma noção de respeito por si própria e pelos outros.