Sociedade

Judo chega no próximo ano letivo a todo o pré-escolar da rede pública do concelho

  • Notícia

    Notícia

O projeto O Judo Transforma, promovido pela Câmara do Porto, vai ser alargado a toda a educação pré-escolar da rede pública da cidade em 2018-19. A decisão é tomada após uma bem-sucedida experiência em alguns jardins de infância.

Com o fim do ano letivo, terminou também mais uma edição desta iniciativa municipal. A cerimónia simbólica de encerramento foi assinalada com as crianças do jardim de infância da Escola Básica do Falcão, que receberam a visita do judoca olímpico Nuno Delgado, mentor do projeto através da Escola de Judo Nuno Delgado.

O momento serviu para o vereador da Educação da Câmara do Porto, Fernando Paulo, anunciar que no próximo ano letivo a atividade será alargada a todo o pré-escolar da rede pública do Município.

Implementado no âmbito das Atividades de Animação e Apoio à Família, iniciativa que integra o plano de ação do programa Porto de Apoio à Família para os jardins de infância, O Judo Transforma tem como principal objetivo apoiar as famílias e implementar atividades pedagogicamente enriquecedoras e complementares associadas à educação pré-escolar.

O projeto teve a sua implementação em 2015-2016, como experiência piloto, envolvendo nove jardins-de-infância. Um total de 24 turmas, abrangendo cerca de 450 crianças, usufruíram da prática do judo uma vez por semana e em ambiente escolar. No próximo ano letivo, a modalidade abrangerá então todo o pré-escolar da rede pública do Porto.