Inovação

Jovens mostram Ciência, Inovação e a Missão de Ser Humano

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Centenas de jovens reúnem-se, até sábado, na Alfândega do Porto, para mostrar Ciência, Inovação e a Missão de Ser Humano. É este o mote de mais uma edição da Mostra Nacional de Ciência, que contou com a participação do vice-presidente da Câmara na cerimónia de abertura.

Designando este "um momento ímpar de partilha e de aprendizagem", Filipe Araújo sublinha como a Mostra "é um espaço onde se promove a inovação, se desafia a criatividade e se encoraja a curiosidade científica".

"Este evento representa uma plataforma fundamental para a cocriação, para a proatividade e para o desenvolvimento do espírito crítico entre os jovens", afirma o vice-presidente da Câmara.

Garantindo a continuação do apoio do Município a "atividades que fomentem a partilha de conhecimento, estimulem o desenvolvimento da investigação científica e, consequentemente, promovam o justo reconhecimento do talento dos jovens", Filipe Araújo saudou o "empenho no desenvolvimento de novas ideias e projetos, que esperamos que possam contribuir para um futuro melhor para a nossa sociedade".

jg_mostra_nacional_de_ciencia_2024_04.jpg

O epicentro da iniciativa é o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores que, este ano, conta com a participação de mais de 110 projetos, entre eles cerca de uma dezena vindos do Brasil, Espanha, França, Itália, Luxemburgo e Moçambique.

Há cem mil euros em prémios para os melhores cientistas e ideias inovadoras que vão desde um robô que planta árvores, uma solução que utiliza resíduos poluentes nos ecossistemas marinhos para produzir materiais de construção ou um propulsor espacial construído com materiais convencionais.

A Mostra Nacional de Ciência é organizada pela Fundação da Juventude, em parceria com o Centro Ciência Viva.