Educação

Jovens encontram no Porto uma cidade que os estimula e assim se manterá em 2020

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_projeto_urbano_FAUP_07.jpg

Filipa Brito

A construção de políticas dirigidas à Juventude tem expressão no orçamento municipal para 2020, como aliás tem acontecido nos últimos anos. São desenvolvidos programas e iniciativas assentes numa abordagem intergeracional, que pretendem agir sobre todas as dimensões da vida dos jovens da cidade do Porto.

O grande desafio assumido pelo Município do Porto é o do reforço do sentimento de identidade pessoal e comunitária e, simultaneamente, a promoção dos jovens a atores das suas próprias políticas, num processo que se pretende de cocriação, onde investe cerca de 200 mil euros.

Com este propósito, a autarquia mantém e desenvolve, no próximo ano, o Programa "Capacita-te", com o objetivo de melhorar as aptidões e competências dos dirigentes associativos e jovens em geral, tendo como parceiros o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto e a Federação Académica do Porto.

Por seu turno, para o ano de 2020, a iniciativa "Debate a tua cidade" introduz o tema Educação Transformadora, em coerência com as orientações estratégicas da Organização das Nações Unidas, visando debater a educação inclusiva e a promoção das oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Noutro plano, dará continuidade ao programa de integração "Porto Acolhe", através de um conjunto de iniciativas que visam integrar os estudantes que optam pela cidade do Porto para estudar e investigar, desenvolvendo ações que evidenciem a identidade cultural, a dinâmica científica, a reabilitação urbana, os programas de entretenimento, entre outros.

E, dada a pertinência do empreendedorismo jovem, o Município avança para uma nova edição do Programa Eleva@Porto, dedicado à formação e mentoring de jovens diplomados desempregados, que se sintam impelidos à criação de novos negócios.

Lançamento da plataforma "Study in Porto"

O próximo ano será ainda de implementação da plataforma digital "Study in Porto", dirigida aos estudantes em mobilidade. O objetivo é funcionar como agregador de informações úteis e com interesse para os estudantes do ensino superior da cidade, tais como as ofertas de ensino e investigação, alojamento, atividades culturais e artísticas, espaço de entretimento e de desporto.

Por outro lado, será também o ano de reformulação do Plano Municipal de Juventude, com a realização de atividades e ações em conjunto com entidades diversas, tendo em vista a elaboração de um documento diretor renovado para esta área.

Nesse sentido, o Conselho Municipal de Juventude continuará a ser um fórum privilegiado de auscultação e de proximidade com os jovens, tendo na sua agenda os temas identificados pelos próprios jovens.