Cultura

Jovens do Cerco apresentaram um Bairro de Luz na Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Vamos Imaginar um Bairro de Luz” foi um dos últimos concertos do último dia da Feira do Livro do Porto. Em palco, estiveram os jovens que participaram na última das três residências artísticas com o mesmo nome para apresentarem os temas que compõem o novo álbum produzido no contexto desse projeto, desenhado para o bairro do Cerco do Porto.

O concerto, integrado na programação artística da Feira do Livro do Porto, marcou o encerrar de mais um ciclo de trabalho com a estreia deste terceiro disco, composto por seis temas, cinco deles originais e uma adaptação, fruto do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis meses, e que contou com a participação de artistas convidados como Pedro Abrunhosa que compôs o “O Porto, a nossa cidade”, e de Catarina Sá Ribeiro, com o tema “A minha casa é onde me dão amor”.

O final do concerto ficou a cargo dos Oupa! Cerco que se juntaram à celebração, também eles resultado de uma residência artística, integrada no projeto Cultura em Expansão.

O projeto, do qual resultou “Vamos Imaginar um Bairro de Luz”, é promovido pela Câmara do Porto no contexto do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, e dinamizado pela empresa municipal Domus Social. Conntemplou três residências artísticas com direção artística e coordenação da coreógrafa Isabel Barros, fundadora e diretora do Balleteatro, e direção musical a cargo de Jorge Queijo, com a participação de Rita Pinheiro e Sérgio Filipe.

Na base de cada uma das residências artísticas esteve a criação de uma forte dinâmica artística e cultura, tendo sido dinamizado um vasto leque de atividades, entre as quais oficinas de escrita, canto, teatro, movimento e composição musical. O processo de criação partiu da cultura urbana e da dinâmica artística e cultural vivida na comunidade do bairro e teve como objetivo criar um projeto inovador e transformador, possibilitando aos participantes, jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, habitantes do cerco do Porto, a construção de novas pontes com a cidade.