Sociedade

Jovens do Bairro do Cerco apresentam espetáculo no palco digital

  • Notícia

    Notícia

#fib_espetaculo_TODOS_31.jpg

Filipa Brito / Arquivo

Dança, música e teatro marcaram o concerto de estreia do segundo CD “Vamos Imaginar um Bairro de Luz”. Integrado na residência artística realizada no Bairro do Cerco, a propósito de um projeto apoiado pela Câmara do Porto, o espetáculo protagonizado por jovens da cidade foi apresentado em streaming e está agora disponível para assistir online.

Após ter sido transmitido em direto, no passado dia 27 de março, o espetáculo que mostra o trabalho desenvolvido no projeto de residências artísticas, desenhado para o Cerco do Porto, está agora disponível online e o vídeo pode ser visualizado na integra aqui. A iniciativa procura, através da dinâmica cultural do bairro, aproximar jovens e artistas por via das expressões artísticas.

Assim, pela segunda vez, estes jovens, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, voltaram a subir ao palco para apresentar o mais recente trabalho desenvolvido no contexto do projeto, que resultou em mais seis temas originais, agora compilados num disco que vem juntar-se ao álbum composto em 2020 e que foi apresentado ao vivo nos jardins do Palácio de Cristal, num concerto que integrou a programação artística da Feira do Livro do Porto 2020.

Esta iniciativa parte para o processo de criação a partir da cultura urbana e da dinâmica artística e cultural vivida na comunidade do bairro e tem por objetivo criar um projeto inovador e transformador, através do qual os participantes se revejam e possam encontrar novos sentidos e construir novas pontes com a cidade.

Para este concerto, foi proposto aos jovens trabalharem com artistas de áreas como a dança contemporânea, urbana, música, teatro, canto e produção artística, culminando agora na criação deste projeto final, apresentado num formato profissional, com dignidade e brilho face ao trabalho desempenhado.

Por forças das atuais circunstâncias de saúde pública, esta segunda residência enfrentou o desafio de manter a proximidade, apesar de muito trabalho ter sido desenvolvido à distância. O primeiro tema do álbum, “Um Abraço é Amor”, simboliza a importância da proximidade, da união e da fraternidade e que é sempre possível construir em conjunto, apesar das adversidades.

“Vamos Imaginar um Bairro de Luz”, é promovido pela Câmara do Porto, no contexto do programa AIIA - Abordagem Integrada para a Inclusão Ativa, e dinamizado pela empresa municipal Domus Social, contemplando três residências artísticas com direção artística e coordenação da coreógrafa Isabel Barros, fundadora e diretora do Balleteatro. Depois das duas edições já realizadas, a terceira está prevista iniciar ainda em março, com duração até setembro.

A par deste espetáculo, está ainda disponível online um excerto do espetáculo final do projeto "Todos - Sonhos em movimento", dirigido por Max Oliveira, diretor do MXM Art Center e mentor dos Momentum Crew, que foi apresentado em maio de 2019, no palco do Coliseu Porto Ageas.