Educação

Jovens debatem a cidade e os programas de juventude que ela oferece

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A sétima sessão “Debate a tua Cidade” teve lugar na última sexta-feira nas instalações do Polo Zero. Durante todo o dia, jovens, jovens líderes, organizações e técnicos de juventude debruçaram-se sobre os programas de juventude que a cidade dinamiza, inseridos na Estratégia da Juventude do Porto 4.0.

O objetivo é criar um laboratório de ideias para analisar os projetos de juventude e cocriar o plano de atividades para 2022, perguntando aos protagonistas quais os programas a melhorar, quais devem nascer de forma a ativar os Objetivos da Juventude do Porto.

De forma abrangente, pretende-se apoiar o desenvolvimento de competências de cidadania, pessoais e sociais, reforçar a participação democrática e recolher contributos para a elaboração de novas políticas e programas de juventude.

A iniciativa “Debate a tua Cidade”, promovida pelo Município do Porto, teve início em 2014, sob o tema “Rejuvenescer o Porto”. Daí para a frente os jovens vêm trocando ideias sobre “Políticas de Juventude”, “Participação Cívica dos Jovens”, “Contextos e Fenómenos de Exclusão Social – Inclusão Social, Igualdade de Género e Não Discriminação”, “Emprego do Futuro” e “Educação Transformadora”.