Inovação

Jovens de todo o mundo dão asas à criatividade e inovação na European Innovation Academy

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Até 5 de agosto, o Porto é o anfitrião do maior evento académico de empreendedorismo digital do mundo, que decorre nas Faculdades de Engenharia (FEUP) e de Economia (FEP) da Universidade do Porto: a European Innovation Academy (EIA). Mais de 500 estudantes universitários – provenientes das melhores universidades americanas, asiáticas e europeias – estão a participar neste programa de empreendedorismo imersivo, que visa potenciar a criação de novas ideias de negócio entre os participantes.

Na Startup Expo, instalada na FEP e integrada na programação da EIA, há um constante corrupio de jovens na tentativa de “vender” as suas ideias para futuras empresas de inovação. O vice-presidente da Câmara do Porto com os pelouros do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital pôde constatar, durante a visita que fez ao local, o fulgor com que muitos queriam dar a conhecer o produto dos seus projetos.

“São jovens que estão a terminar as suas licenciaturas nas grandes universidades mundiais e que, agora, estão no Porto para mostrar toda as suas potencialidades e o que estão a fazer nas suas academias”, sublinha Filipe Araújo, para quem “a cidade ganha, através de um grande laboratório vivo, gerando, a partir daqui, emprego e dinamizando a economia”.

“Muitos destes jovens mostraram-me vontade de, no futuro, vir, eventualmente, viver para o Porto”, acrescentou o vice-presidente.

A Câmara do Porto está também presente na Startup Expo com a ativação dos projetos “Porto Leading Investors”, da InvestPorto, e “Study in Porto”, da área da juventude, e da marca Porto Ambiente. Iniciativas que mereceram bastantes elogios dos jovens estudantes.

A European Innovation Academy oferece um curso intensivo de empreendedorismo e inovação digital, em ambiente internacional, com momentos de formação, discussão, networking e partilha de experiências.

A iniciativa, nascida em 2011 na Estónia, é apoiada pela Câmara do Porto, Universidade do Porto, Fundação Santander, Beta-i, Google, Universidade de Berkeley e Galp. Até 2026, a cidade vai acolher, por esta altura do ano, mais edições da EIA.