Educação

Estudantes competem por solução sustentável para a paz, justiça e instituições eficazes

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_forum_competencias_digitais.jpg

A ShARE-UP e a Porto Business School estão a promover a 1.ª edição do Do Well Do Good Challenge, uma maratona de ideias que desafia estudantes da Universidade do Porto a encontrarem soluções inovadoras que respondam a questões reais e contribuam para o desenvolvimento sustentável da cidade. Pretende-se que os projetos finalistas possam levar à geração de protótipos passíveis de implementação.

O farol orientador desta primeira edição é o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 16, das Nações Unidas: “Paz, Justiça e Instituições Eficazes”. Aproveitando a construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 como estudo de caso, a competição procura reforçar a participação jovem na identificação de soluções e no reforço da participação na implementação da estratégia

Aberta a todos os estudantes da U.Porto, o Do Well Do Good Challenge conta com 26 equipas e 96 participantes numa competição online que termina a 1 de abril. As ideias apresentadas ao júri – composto por elementos da Câmara do Porto, U. Porto e do setor empresarial – serão avaliadas com base no potencial impacto, cariz inovador e análise crítica.

Para resolver o estudo de caso, todas as equipas contam com o acompanhamento de mentores da área académica e empresarial. Durante o desafio, os participantes têm, ainda, atividades complementares que incluem formações certificadas em análise de dados, gestão de inovação, gestão de projetos, ou sessões de networking com os mentores e parceiros.

O Do Well Do Good é um programa de formação para estudantes desenvolvido pela ShARE-UP, a equipa da Universidade do Porto da rede internacional ShARE, e procura o desenvolvimento de projetos que ajudem as empresas a crescer enquanto beneficiam a sociedade.

A Estratégia da Juventude do Porto 4.0 contou com contributos de jovens e instituições juvenis da cidade, em diversos moldes, como as rondas do “Ciclo de Diálogo Jovem Erasmus+ #YouthUpPorto” ou o debate “Digital Youth Work”.

De recordar que, em fevereiro, Câmara do Porto aderiu à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, estreitando o compromisso assumido de fazer evoluir as políticas locais da juventude.