Educação

Jovens com mais iniciativa estão a debater a cidade

  • Notícia

    Notícia

A "Educação transformadora" é o tema que reúne uma série de jovens interventivos na 5.ª edição da iniciativa "Debate a tua cidade", ao longo do dia de hoje, no Porto Innovation Hub.

São principalmente dirigentes das associações de estudantes de ensino superior e do ensino secundário, das associações juvenis, e grupos de jovens, sobretudo os que participam no Parlamento de Jovens, os do Programa Escolhas e os do projeto FAP no Bairro. E o objetivo é proporcionar o debate por uma educação mais inclusiva e acessível através do desenvolvimento de processos de participação, partilha e reflexão. 

A iniciativa, em que participou também a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, é dinamizada anualmente no âmbito da formação em Educação Não Formal, de acordo com as melhores práticas promovidas pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia, e o tema escolhido para esta edição vai ao encontro das orientações estratégicas das Nações Unidades para a celebração do Dia Internacional da Juventude 2019. Ao mesmo tempo, a temática permite também enquadrar os Objetivos de desenvolvimento Sustentável 2030 das Nações Unidas no seu eixo 4 - "Educação de Qualidade" - que visam assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

"Debate a tua cidade" tem coorganização do Município e da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, em parceria com a Federação Académica do Porto e com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude.