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Jovens cientistas mostram projetos no SEI.ence

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O Polo Zero abre as portas à ciência dos mais jovens entre os dias 16 e 18 de maio. Trabalhos desenvolvidos por cerca de 440 alunos dentro do projeto SEI – Sociedade, Escola e Investigação são apresentados no SEI.ence, o evento final que foca as atenções na apresentação de pósteres científicos, na exposição de demonstradores, mas também em momentos interativos de ciência e palestras com oradores convidados da área científica/investigação. O objetivo é a partilha de conhecimento para a construção de um planeta mais sustentável.

Na abertura dos trabalhos, que contou com a presença da vice-reitora da Universidade do Porto, Fátima Vieira, o vereador da Educação sublinhou como o SEI “em muito contribui para o aumento da literacia científica, despertando os alunos para a carreira de investigador/cientista”.

“A inovação e o conhecimento são determinantes para o desenvolvimento harmonioso e sustentado das cidades”, acrescenta Fernando Paulo, considerando “crucial a disseminação de novos saberes, tecnologias e métodos que permitam ampliar o acesso da população a novos bens e serviços que produzam melhorias concretas para a comunidade e contribuam para a diminuição das desigualdades e assimetrias sociais existentes”.

“Certo de que as escolas e as universidades continuarão a assumir uma importância crucial” na área do empreendedorismo, o vereador da Educação afirmou que “o Porto é uma cidade que se orgulha da sua capacidade empreendedora”.

Norberto Amaral, da TEDxPorto, Isabel Paiva de Sousa, da Porto Business School, Rui Garganta, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, e os fundadores do projeto Agarrados à Net: pelo bem estar digital, Cristiane Miranda e Tito de Morais são os oradores convidados para as palestras que procuram promover a troca de ideias e partilha de aprendizagens.

O projeto SEI, desenvolvido desde 2015, assenta num conjunto de parcerias entre os estabelecimentos de ensino da cidade, centros de investigação e instituições de ensino superior. Na sua oitava edição, vem despertando a curiosidade e o interesse dos alunos, possibilitando-lhes o acesso à produção científica e fomentando as metodologias usadas em investigação.