Educação

Jovens cientistas mostram projetos inovadores na Alfândega até sábado

  • Notícia

    Notícia

Os

100 melhores projetos de ciência e investigação juvenil do país estão em exposição na Alfândega do Porto até amanhã, no âmbito da XII Mostra Nacional de Ciência. A iniciativa, organizada pela Fundação da Juventude com a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Câmara do Porto, é de entrada livre.

Até às 19h00 de hoje pode passar pela Alfândega do Porto e descobrir o que os jovens cientistas portugueses estão a preparar para o futuro. Amanhã, faz-se o convite a partir das 10 horas, estendendo-se até às 16,30 horas. Ainda há muito tempo, portanto, para entrar em contacto com o mundo da ciência, da tecnologia e do empreendedorismo jovem, através da proposta da XII Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude, em parceria com a Ciência Viva e o Município do Porto.

A iniciativa envolve 289 jovens cientistas, 66 professores, 44 instituições de ensino e 100 projetos que concorrem ao 26.º Concurso Nacional de Jovens Cientistas, naquele que já é considerado o maior evento do país dedicado à promoção da ciência juvenil.

Na cerimónia de abertura, a Câmara do Porto esteve representada por Catarina Araújo, vereadora responsável pelo Pelouro da Juventude e do Desporto, que se juntou a Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude, e a Ana Noronha, Diretora Executiva da Ciência Viva, nas intervenções de boas-vindas.

"Em boa hora esta Mostra Nacional de Ciência mudou-se para o Porto, que é hoje uma cidade de inovação, de tecnologia, de empreendedorismo", referiu Catarina Araújo, aludindo à instalação crescente de novas empresas das áreas da tecnologia e ciência na cidade.

Para a vereadora, iniciativas como esta constituem "o caminho certo para promover a democratização da cultura científica", porque estimulam, procuram e reconhecem o talento entre os jovens.

A XII Mostra Nacional de Ciência serve ainda de palco à realização da 26.ª edição do Concurso Nacional de Jovens Cientistas. Ou seja, os 100 projetos em exibição serão, durante estes dias, avaliados por um júri especializado nas diferentes áreas temáticas em competição: Ciências do Ambiente, Biologia, Engenharias, Informática, Bioeconomia, Ciências da Terra, Ciências Médicas, Ciências Sociais, Economia, Engenharias, Física, Ciências da Computação, Matemática e Química.

Os melhores ficam habilitados a participar nos variados certames internacionais, podendo ainda receber prémios na ordem dos 5.000€.

A Mostra Nacional de Ciências conta também com os apoios do Fundo J.B. Fernandes Memorial Trust I, Conselho Nacional de Juventude - Portugal, Fundação Luso-Americana, AstraZeneca Careers, Microsoft, Porto Editora, Intel, Lipor, Altice Portugal - através da Fundação PT, Fruut, Sumol+Compal, e com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

De entrada gratuita, pode visitar a 12.ª Mostra Nacional de Ciência nos seguintes horários:

Dia 1 de Junho: 10h00-19h00

Dia 2 de Junho: 10h00-16h30