Sociedade

Jovens cientistas mostram ideias de futuro na Mostra Nacional de Ciência

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Quase duas centenas de jovens cientistas estão a apresentar ideias inovadoras na 16.ª edição da Mostra Nacional de Ciência que acontece no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, até amanhã, dia 10 de setembro.

De regresso ao formato presencial, o certame apresenta 86 projetos de áreas tão variadas como a Bioeconomia, Biologia, Ciências do Ambiente, Ciências Sociais, Engenharias, Física, Matemática e Química desenvolvidos por jovens cientistas e investigadores, orientados pelos respetivos professores, e que foram selecionados pelo júri do 30.º Concurso Nacional para Jovens Cientistas. Os melhores trabalhos serão premiados a nível nacional e designados para participar em certames europeus e mundiais de ciência.

Presente na abertura do evento, o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, destacou o papel determinante da ciência “no caminho para o futuro e para termos uma cidade, um país e um planeta melhores”.

O também vereador do Ambiente e Transição Climática e da Inovação e Transição Digital falou aos jovens sobre as condições que a cidade oferece, com “escolas e instituições de ensino superior de referência que nos dão a garantia de que por cá se faz muito do melhor que Portugal tem para oferecer”.

O programa dasta 16.ª edição inclui várias conversas, workshops e apresentações de livros, com destaque para a homenagem a título póstumo à investigadora Raquel Seruca, uma referência mundial no estudo do cancro gástrico, numa sessão agendada para este sábado, às 15 horas.

A Mostra Nacional de Ciência é uma iniciativa da Fundação da Juventude e da Ciência Viva, com o apoio da Câmara do Porto. Tem entrada gratuita e está aberta das 10 às 18 horas.