Educação

Jovens cientistas mostram a evolução e a mudança que querem ver na sociedade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante três dias, a Alfândega do Porto volta a ser a casa da Ciência. A 17.º edição da Mostra Nacional de Ciência traz quase 70 projetos que os mais jovens pensaram – e desenvolveram – para contribuir para a evolução e a mudança na sociedade em áreas como a física, a química, a biologia, mas também em matéria de ciências da saúde da terra e do ambiente, das ciências sociais e económicas e das engenharias e tecnologias.

“A compreensão pública da ciência e a participação dos cidadãos na ciência são essenciais para que possamos constituir sociedades onde as pessoas têm o conhecimento necessário para fazer escolhas informadas e conscientes”, sublinhou a vereadora da Juventude e Desporto, na abertura da mostra, na manhã desta quinta-feira.

No entanto, afirmou Catarina Araújo, “a ciência só acontece se fomentarmos um espírito criativo, curioso e inovador”, objetivo central da Mostra Nacional de Ciência, promovida pela Fundação da Juventude e pela Ciência Viva, com o apoio do Município do Porto.

A iniciativa, “ajudará a sensibilizar a comunidade juvenil e educativa para a importância da participação dos jovens em iniciativas que lhes permitam desenvolver a criatividade, espírito crítico, dinamismo e, claro, aumentar o gosto pela Ciência que tanto nos inspira”, acredita da vereadora.

Assumindo-se testemunha de que “os jovens, assim como a ciência, são motor de mudança, de evolução e de desenvolvimento da sociedade”, Catarina Araújo garantiu que “o Município do Porto vai continuar a estimular e capacitar os jovens, apoiando e proporcionando a entrada no mundo da ciência”.

Aos jovens cientistas, a vereadora lembrou a importância da participação ativa em iniciativas como a Mostra de Ciência, não só para aquisição de “conhecimento que vos poderá ser útil”, mas também por potenciar que “beneficiem a comunidade através dos vossos projetos e dos projetos que, certamente, vão desenvolver no futuro”.

Além da vereadora da Juventude e Desporto, a Mostra Nacional de Ciência conta com a participação do vereador da Educação, Fernando Paulo, da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e do presidente da Fundação da Juventude, Francisco Maria Balsemão.

Para lá da competição, que apresenta trabalhos selecionados a partir do Concurso Nacional de Jovens Cientistas e desenvolvidos por mais de 150 jovens, do norte a sul do país e ilhas, mas também do Brasil, Itália ou Moçambique, os três dias de ciência trazem ações de formação, jogos didáticos, experiências científicas, conferências e música.

O Município do Porto marca presença através da apresentação dos resultados do desafio “Tenho mais Saúde quando…”, lançado aos jovens por ocasião do Dia Mundial da Saúde, e com a promoção do projeto Study in Porto e de medidas de sustentabilidade como a separação de resíduos e a promoção do consumo de água da rede pública, em colaboração com as empresas municipais Porto Ambiente e Águas e Energia do Porto.