Economia

Jovens aproveitam estágios para ficarem a conhecer melhor universo municipal

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Durante seis meses, alguns jovens tiveram oportunidade de ficarem a conhecer melhor o universo municipal, através de um estágio curricular, integrado no âmbito do programa municipal "Porto de Talento". Já na sua 6.ª edição, este é mais um projeto que envolve o Município do Porto e a Academia.

"Porto de Talento" é um programa integrado de estágios curriculares e transversal ao Departamento Municipal de Economia. Teve início em 2021, com atividades e iniciativas estruturadas com ampla participação e sentido de pertença, em parcerias intra-organização e através de protocolos de parceria multidisciplinar com a Academia.

O encerramento da 6.ª edição, que decorreu nos Paços do Concelho, contou com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo. Ricardo Valente sublinhou a importância desta iniciativa, destacando o impacto na vida de jovens que procuram uma maior valorização profissional, após a frequência no ensino superior.

Através do programa, são disponibilizadas ferramentas que visam capacitar os participantes na transição para a vida profissional e minimizar o gap universidade/emprego, potenciar a coesão da equipa, através de aprendizagem inter-geracional, hierárquica e dimensional e promover a inovação de processos e projetos.

Valorização pessoal e profissional

O programa procura proporcionar experiência prática imersiva na gestão pública local a jovens universitários de instituições de renome, contribuindo para o desenvolvimento do talento e para a melhoria contínua organizacional, trabalhando em projetos em áreas de empreendedorismo, informação estatística e estudos de desenvolvimento económico e sustentável, talento e promoção da empregabilidade, captação de investimento para o Porto.

O "Porto de Talento" é composto por distintas etapas que visam a melhor integração na organização e nos projetos e o desenvolvimento das competências dos envolvidos. Na 6.ª edição, o momento formativo consistiu num workshop subordinado ao tema de "Desenvolvimento CV" e "Preparação de entrevista de avaliação de competências".

Nesta edição participaram Maria João Fonseca, estudante do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente pela Faculdade de Economia do Porto (FEP), Tiago Pedrosa, estudante do Mestrado em Gestão com especialização em gestão de serviços pela Católica Porto Business School, e Tomás Gouveia, estudante do Mestrado de Marketing na Universidade Católica Porto Business School.

Os jovens fizeram um balanço positivo da sua participação no "Porto de Talento", destacando a possibilidade de contribuir para a inovação de processos e projetos, experiência prática imersiva e a importância dos estagiários e impacto nos projetos e iniciativas acompanhados.