Educação

Jovens apresentam à autarquia medidas para ultrapassarem a crise

O Município do Porto recebeu, nesta quinta-feira, a presidente da direção do Conselho Nacional de Juventude (CNJ), Rita Saias, e o vogal da direção, André Macedo. A visita teve como objetivo apresentar o trabalho realizado pelo CNJ ao longo do período de pandemia, nomeadamente na criação de um pacote de medidas para uma recuperação económica e social da juventude, tendo sido ela própria parte ativa no processo.

O documento apresentado elenca um conjunto de preocupações e propostas de soluções nas mais diversas áreas, fruto de um diálogo direto e permanente com a juventude, na qual os jovens do distrito do Porto tiveram oportunidade de participar. O "Pacote de Medidas por uma Recuperação Económica e Social" está assente numa visão comum do CNJ e da Câmara do Porto do papel transversal da juventude, e integra soluções concretas ao nível do trabalho digno e habitação jovem, mas também educação, associativismo, saúde, transição digital e ambiente.

Os dirigentes do Conselho Nacional de Juventude foram recebidos nos Paços do Concelho pela vereadora com o Pelouro da Juventude e Desporto, Catarina Araújo, que destacou a importância deste trabalho e, sobretudo, a pertinência das medidas estruturais e excecionais apresentadas.

Esta reunião constituiu ainda uma oportunidade para partilhar o trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver, em cada uma das áreas evidenciadas, e "trilhar o caminho" para a execução das próximas ações conjuntas, nomeadamente, no que concerne à nova Estratégia da Juventude do Porto 4.0, que conta com o envolvimento permanente e a participação ativa do CNJ.