Cultura

Jovem portuense é autor da melhor curta de animação na Austrália

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_joao_gonzalez.JPG

Filipa Brito

O intrigante filme de animação que explora a relação entre um pai e um filho, realizado por João Gonzalez, voltou a ser premiado. Depois de Cannes, Guadalajara, Curtas de Vila do Conde e Motovun, “Ice Merchants” foi considerada a melhor curta-metragem de animação no Festival Internacional de Cinema de Melbourne, na Austrália.

Com esta distinção, a obra de João Gonzalez soma o terceiro prémio que a qualifica como elegível aos Óscares da Academia para 2023.

Esta é a "história de um homem e do seu filho que saltam de paraquedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem".

João Gonzalez nasceu no Porto, em 1996. Define-se como realizador, animador, ilustrador e músico, com formação clássica em piano. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, fez o mestrado na Royal College of Art (Reino Unido) depois de terminar a licenciatura na Escola Superior de Media, Artes e Design (ESMAD) do Politécnico do Porto.

Nestas duas instituições realizou os multipremiados filmes de animação “Nestor” e “The Voyager”, que, em conjunto, arrecadaram mais de 20 prémios nacionais e internacionais. "Ice Merchants" é a sua primeira obra profissional a ser também reconhecida internacionalmente.

“Não nos falta o reconhecimento internacional. Não sou, de todo, pioneiro. Sou só mais um que está a aproveitar o caminho desbravado pelos grandes nomes da animação nacional”, afirmou recentemente, ao Porto., João Gonzalez.