Educação

José Esteves Sousa é o novo líder da Porto Business School

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_PBS_Jose_Esteves.jpg

DR

José Esteves Sousa é o novo dean (“reitor”) da Escola de Negócios da Universidade do Porto, sucedendo no cargo a Ramon O’Callaghan – na liderança da Porto Business School (PBS) desde 2015. Professor com ligação de duas décadas à prestigiada IE Business School, em Madrid, o novo presidente da direção da escola pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela Escola, potenciando dossiês estratégicos, destacando-se a sustentabilidade e a mentalidade empreendedora.

Com um percurso além-fronteiras e com uma ligação de duas décadas à prestigiada IE Business School – escola de negócios sediada em Madrid, Espanha, que figura no top 10 dos principais rankings europeus –, José Esteves Sousa é formado na área de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho, doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona, e pós-graduado pela Harvard Business School, em Boston.

O novo presidente da PBS, que assume o mandato de quatro anos a partir de março, pretende colocar a escola num nível ainda mais elevado, do ponto de vista de excelência e impacto na sociedade.

Escola de negócios, a Porto Business School resulta de uma parceria entre 40 organizações, nacionais e multinacionais, e a Universidade do Porto. Marca presença em alguns dos principais rankings internacionais, como é o caso do Financial Times. Neste ponto, refira-se que a Escola alcançou a 59ª posição na última edição deste ranking, divulgado em dezembro de 2022, tendo subido sete lugares em comparação com 2021.