Proteção Civil

José Luís Carneiro veio à Câmara do Porto apresentar a Rui Moreira a solução da unidade móvel da PSP

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Na próxima quinta-feira, dia 28, vai ser lançada uma unidade móvel de atendimento da Polícia de Segurança Pública (PSP) na cidade. O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, veio à Câmara do Porto apresentar a Rui Moreira a solução da unidade móvel da PSP, após ter reunido com o comando metropolitano da polícia.

José Luís Carneiro, conjuntamente com a secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, reuniu, à porta fechada, com Rui Moreira, tendo no final, em declarações aos jornalistas, apresentado o projeto, depois do encerramento parcial ao atendimento, durante o fim-de-semana, da esquadra do Infante sem conhecimento prévio do presidente da Câmara do Porto, conforme revelou durante a reunião de Executivo.

“Lamentava e lamento não ter sido informado. A 9.ª esquadra não é uma esquadra qualquer, é a única existente no Centro Histórico e que nunca fechou. Poderíamos ter sido informados previamente”, sublinhou Rui Moreira, recordando que, nestas ocasiões, os munícipes queixam-se, em primeiro lugar, ao presidente da Câmara.

“Na democracia há o poder e o poder percecionado. Não quero interferir nas questões de proteção e segurança, mas quero ser sempre o interlocutor do munícipe, quando este sente que, subitamente, houve uma alteração”, acrescentou, agradecendo "a prontidão do ministro” para esclarecer a situação.

Rui Moreira falou num "aspeto de comunicação", salientando que "às vezes um telefonema resolve a questão". Agora, com uma unidade móvel, “veremos como é que a população reage". "Acho que vai reagir bem", sublinhou, já que, na sua opinião, “as unidades móveis são extremamente importantes, porque permitem uma flexibilização de recursos em função daquilo que é o epicentro na cidade em cada momento”.

O autarca lembrou, a propósito, o bom relacionamento que mantém com o comando metropolitano da PSP: “Sabe que estamos sempre do lado da sua missão. Assim, foi, por exemplo, durante a pandemia, com a Polícia Municipal a ficar sob dependência hierárquica da PSP, das dez viaturas entregues para reforço de segurança, entre outras iniciativas”.

Criação de unidades de atendimento em espaços municipais

Para o ministro da Administração Interna, a decisão de ajustamento de horário na 9.ª esquadra foi “operacional”. “Não se tratou de encerrar a esquadra, mas de suspender o horário até às 16 horas. A esquadra já está a funcionar 24 horas, como tem vindo a funcionar até aqui”, justificou José Luís Carneiro.

Para além do lançamento de uma unidade móvel, no dia 28, o governante revelou que vai ser também implementada uma outra ideia, proposta pelo presidente da Câmara do Porto, e que passa por "criar unidades de atendimento com recurso aos espaços municipais", utilizando também sítios como as Lojas do Cidadão e postos de atendimento aos turistas. Segundo José Luís Carneiro, esta será “uma resposta mais qualificada de atendimento, um policiamento comunitário de proximidade”.

Este projeto será desenvolvido pela secretária de Estado da Administração Interna, Isabel Oneto, no âmbito da Estratégia de Segurança Urbana, juntamente com a Polícia Municipal e PSP. A este propósito, o ministro disse ainda querer "relançar o Contrato Local de Segurança" com o Porto, seguindo a "manifesta vontade" do presidente da Câmara.

Sobre as unidades de atendimento, Rui Moreira considerou que "o ideal é que não seja necessário recorrer a agentes da PSP para fazer isso". "Há um conjunto de funções que podem ser desempenhadas por serviços já existentes que não são agentes da PSP de quem nós, até pelas suas funções, esperamos outras competências", acrescentou o autarca.