Ambiente

Jornadas da Sustentabilidade Social e Ambiental no Colégio Ribadouro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Colégio Ribadouro promoveu, recentemente, as Jornadas da Sustentabilidade Social e Ambiental, inseridas na Semana da Sustentabilidade. O evento contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, do ex-ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do CEO da Mota-Engil Renewing, Luís Castanheira.

Na mesa-redonda, os convidados debateram temas relacionados com a sustentabilidade ambiental da cidade, onde o Pacto do Porto para o Clima, que tem como objetivo atingir a neutralidade carbónica na cidade até 2030, foi um dos temas em destaque. Este manteve o interesse dos alunos presentes na sessão, reforçando a ideia que, para alcançar este objetivo, é necessário um esforço coletivo, com o envolvimento de todos os cidadãos e organizações, assim como do Governo central e da Comissão Europeia.

Durante a sessão, Filipe Araújo destacou algumas medidas que o Município do Porto está a executar, referindo a expansão de áreas verdes e soluções de base natural como o Parque da Asprela, projetado para reter cerca de 10.000m³ de água aquando de chuvas muito intensas, ou ainda o futuro Parque da Alameda de Cartes, que terá a capacidade de retenção de toda a água pluvial da sua área de implementação. Estes sistemas são de extrema importância para contribuir para a adaptação do território da cidade a alguns dos já inevitáveis efeitos das alterações climáticas.

Primeira CER instalada no Bairro Agra do Amial

Já no campo da energia, o vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática referiu que o compromisso da cidade passa pela energia renovável, sendo esta um dos pilares fundamentais no processo de descarbonização.

A substituição de toda a iluminação pública para LED, atualmente em curso, e a instalação de painéis fotovoltaicos nas coberturas de edifícios municipais são algumas das medidas adotadas pelo município para promover maior eficiência energética e produzir energia a partir de fontes renováveis. Todo o edificado gerido pela autarquia é, atualmente, alimentado por energia proveniente exclusivamente de fontes renováveis, mostrando assim, que é possível tomar medidas de grande impacto para a sustentabilidade da cidade.

Já a criação de Comunidades de Energia Renovável (CER) é mais uma das medidas fundamentais ao alcance do ambicioso desígnio municipal, estando, neste momento, pronta a fornecer energia, a primeira CER, instalada no Bairro Agra do Amial. Junta 180 habitações e a EB do Amial, fornecendo energia limpa, que é, ao mesmo tempo, mais barata, contribuindo igualmente para a redução da pobreza energética.

Recorde-se que o Colégio Ribadouro é uma das organizações signatárias do Pacto do Porto para o Clima, que junta já mais de 200 organizações subscritoras, empenhadas e comprometidas com a neutralidade carbónica da cidade. Inserido na Semana da Sustentabilidade, alguns alunos visitaram as instalações da Porto Ambiente.

A cidade do Porto está comprometida em tornar-se, cada vez mais, sustentável e a tomar medidas importantes para alcançar a neutralidade carbónica até 2030, sendo fundamental a concretização de ações promovidas e alavancadas por várias organizações.