Cultura

Jorge Sobrado será o novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Jorge_Sobrado.JPG

DR

Está encontrado o sucessor de Nuno Faria: Jorge Sobrado será o novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais, anunciou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, na reunião pública de Executivo desta segunda-feira.

Vereador da Cultura e Património do Município de Viseu, entre 2017 e 2021, Jorge Sobrado conta com uma significativa experiência municipal nos domínios da gestão cultural, patrimonial e museológica, da comunicação municipal e do marketing territorial. Iniciará funções já no próximo mês de dezembro, sendo ainda o responsável pelo departamento de museus e coleções do Município.

Entre outros projetos, Jorge Sobrado foi responsável pela criação do Polo Arqueológico de Viseu, com funções contratualizadas com a Direção-Geral do Património Cultural, pelo lançamento do Museu de História da Cidade e respetivos programas de digitalização. Teve ainda a seu cargo o Centro de Arte Contemporânea de Viseu (Quinta da Cruz) e foi o impulsionador de uma nova agenda de programação cultural de Viseu que marcou a face da cidade na última década.

Natural do Porto, com 46 anos, é atualmente dirigente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) nas áreas da Comunicação e da Cultura e assessor do presidente daquela instituição, António Cunha. Jorge Sobrado participou ativamente na elaboração das medidas para a Cultura e Património do próximo programa de fundos europeus para a Região Norte, assim como na organização das comemorações do centenário de Agustina Bessa-Luís.

Jorge Sobrado é ainda professor convidado na Universidade do Porto e da Universidade Lusófona, nas áreas da Comunicação e Retórica. O novo diretor do Museu da Cidade e das bibliotecas municipais adquire, assim, o perfil de um gestor de projetos culturais, com uma forte experiência em gestão de projetos e na área da comunicação pública.

No que respeita ao Museu da Cidade, caberá à direção de Jorge Sobrado desenvolver um programa de intervenções tendo por base uma revisitação do projeto e a seleção e contratualização de programas e colaborações curatoriais, de carácter artístico, científico ou de programação cultural. A iniciativa “Um Objeto e seus Discursos” regressará à programação.