Inovação

Jogos educativos para o ensino valem prémio de inovação ao Politécnico do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_escola_superior_educacao_politecnico_porto.jpg

DR

O Kendir Studios quer criar jogos educativos para ajudar no ensino e disponibilizar ferramentas de suporte ao estudo. A ideia valeu à equipa da Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto um prémio de inovação nos Born from Knowledge 2020, promovidos pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

O projeto do Politécnico do Porto teve início no Centro de Investigação e Inovação na Educação da Escola Superior de Educação e apresenta-se como “um motor de criação de jogos educativos no estilo Role-Playing Games (jogos onde os jogadores assumem papéis e criam a narrativa) com capacidade educativa completa e funcionalidades de suporte ao estudo”.

Segundo a instituição, os jogos, a três dimensões, “são adaptáveis aos diversos níveis de ensino, disciplinas e mercados”. O objetivo do P.Porto é “devolver a motivação da aprendizagem, numa primeira fase aos alunos do ensino básico, embora com perspetivas de alargamento a todos os níveis de ensino”.

O Kendir Studios está “em pleno desenvolvimento” e, afirma o Politécnico, há já “várias instituições de ensino de alguns países interessadas em implementar esta solução”.

O Born from Knowledge (BfK) é um programa promovido pela Agência Nacional de Inovação, e pretende “promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal” e “impulsionar a transferência de conhecimento para o tecido empresarial”.

Além da inovação do P.Porto, a ANI premiou projetos do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, da Atlântica – Instituto Universitário, em Oeiras, e das Universidades de Coimbra e do Algarve, entre as 33 ideias a concurso nas áreas de Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção; Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Turismo, Indústrias Culturais e Criativas; Recursos naturais para a valorização do interior; e Soluções Tecnológicas para Prevenção, Deteção e Tratamento da Covid-19.

Os vencedores vão ser integrados no BfK Rise, um programa de aceleração em ciência e tecnologia com a duração de três meses, que pretende capacitar os projetos de forma a poderem acelerar o processo de transferência de conhecimento em produtos ou serviços para o mercado.