João Garcia Miguel estreia "Maria Coroada" no Teatro Nacional São João
Porto.
Notícia

Luís Firmo
A Companhia João Garcia Miguel, a Alma d’Arame e a ASTA Teatro levam à cena a história de Maria das Neves Custódio, líder da seita da Granja do Tedo. "Maria Coroada" estreia-se dia 23, no Teatro Nacional São João.
Baseada na história verídica de Maria das Neves Custódio e no seu "Cisma de Granja do Tedo", Maria Coroada recua a meados do século XIX, onde uma misteriosa seita eclode numa pequena aldeia, no interior de Portugal. Com texto de João Garcia Miguel, que partilha a encenação com Amândio Anastácio, Maria Coroada propõe olhar a capacidade humana de conversar com os deuses dentro de nós. Está em cena no Teatro de São João entre os dias 23 e 26.
Em palco, sete intérpretes – atores e músicos – exploram a dualidade desta história, com tanto de manifestações religiosas e pagãs como de ideais à época vanguardistas. Maria Coroada oferece momentos entre o absurdo e o divertido, desafiando o público a refletir sobre o poder de um livro para veicular histórias e transformar uma comunidade.
Oceana Basílio é a protagonista desta peça. O elenco conta ainda com Manuel João Vieira, Miguel Moreira, Rui Oliveira, Carmo Teixeira, Gustavo Antunes, Sérgio Novo e o músico João Bastos. "Maria Coroada" é uma cocriação entre A Companhia João Garcia Miguel, a Alma d’Arame e a ASTA Teatro, em coprodução com Teatro Nacional São João, o Teatro Aveirense, o Cine Teatro Curvo Semedo, o Cine Teatro Louletano e o Teatro Virgínia, palcos por onde passará em 2023 e 2024.