Cultura

Jazz, samba, pintura e yoga celebram primeiro Porto Cello Festival

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno#jq_orquestra_casa_musica_aliados_08.jpg

João Queirós

São quatro dias onde se ouvirá o som do violoncelo um pouco por toda a cidade, seja em jazz, samba, música de câmara ou blues, seja em concertos, aulas ou em diálogo com a pintura, a dança e o yoga. A primeira edição do Porto Cello Festival acontece de 19 a 22 de maio e traz mais de 50 artistas ao Porto e a Matosinhos.

A organização assume querer “trazer para estas duas cidades momentos de cultura, dinamismo comunitário e conhecimento em que o violoncelo é o principal protagonista”. Sendo “direcionado para a vivência comunitária e inclusiva” ao procurar abranger um elevado número de faixas etárias e gostos musicais, o evento conta com o apoio da Câmara do Porto.

A música arranca esta quinta-feira com “Rotas do Samba”, de Luca Argel, que atua no Hard Club acompanhado pelo Ensemble Porto Cello Festival.

No dia seguinte, é a vez de o Coliseu do Porto se abrir para receber o compositor e pianista Daniel Bernardes, que traz uma obra que “nasce de um diálogo com filmes de Teresa Villaverde, Manoel de Oliveira, Paulo Rocha, João Botelho, Pedro Costa e Sérgio Tréfaut”. “Vignette” é acompanhado por Filipe Quaresma, no violoncelo, e João Barradas, no acordeão.

É também no Coliseu do Porto que o festival termina com “Jazz Express”, com Stephan Braun, no violoncelo, João Barradas, no acordeão, Ricardo Toscano, no saxofone, Tiago Batista, no vibrafone, Diogo Alexandre, na bateria, e Demian Cabaud, no contrabaixo.

O Porto Cello Festival promove ainda a apresentação do EP “Camomila (Música para embalar seres de todos os tamanhos)”, de Luísa Sobral e Ana Raquel Pinheiro, no auditório do Conservatório de Música do Porto, e uma homenagem, em diálogo com a pintura, no Museu Nacional Soares dos Reis, ao violoncelista Paulo Gaio Lima, numa atuação dos Ensembles de Violoncelos de várias universidades do país

Ao longo do festival, há também espaço para masterclasses “mais vocacionadas para músicos, mas abertas ao público em geral”, e para a “Cello Experience”, que vai passar pelo Jardim do Palácio de Cristal ou pelo Jardim Botânico, permitindo “a qualquer pessoa ter um primeiro contacto” com o violoncelo, explica a organização.

Todos os detalhes da programação podem ser consultados na página do Porto Cello Festival.