Educação

Jardins do Palácio de Cristal recebem aula de matemática fora de portas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Os jardins do Palácio de Cristal receberam uma aula de "matemática fora de portas", projeto inserido no programa educativo municipal "Porto de Futuro". Esta iniciativa marcou a 10.ª edição deste tipo de aulas, tendo sido organizada pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), parceiro do município na implementação do projeto.

Dezenas de alunos do 3.º Ciclo e do Secundário, com os seus professores, percorreram os jardins do Palácio de Cristal, numa corrida contra o tempo, na resolução de problemas colocados na aplicação MathCityMap, aprendendo, de forma lúdica, a relevância da matemática no nosso dia-a-dia e no progresso da sociedade.

Através do MathCityMap pretende-se motivar os alunos a resolver exercícios autênticos, usando ideias de modulação matemáticas expeditas. A aplicação baseia-se na ideia de trilhos matemáticos, percursos onde se resolvem exercícios através da interação com o local ou com um objeto onde se encontra o exercício.

O vereador da Educação juntou-se aos alunos, lembrando que, "fora da escola, também se podem aprender os conteúdos escolares e que é possível estudar apenas pelo prazer de aprender". Fernando Paulo conheceu, em primeira mão, a opinião dos alunos e professores sobre a experiência e anunciou as equipas vencedoras: as equipas do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta realizaram o desafio sem erros, mais rapidamente, mas no final todos se sentiram vencedores.

Este foi um momento de comemoração e celebração, no final de mais um ano de atividades em que cerca de 500 alunos participaram em aulas de "matemática fora de portas", em vários locais da cidade: na Avenida dos Aliados, no Terreiro da Sé, na Rotunda da Boavista, no Jardim dos Sentimentos, na Quinta do Covelo, no Parque da Cidade, na Praça Marquês de Pombal ou nos laboratórios de robótica do ISEP.