Ambiente

Jardins do Palácio de Cristal reabrem ao público nesta segunda-feira, dia 1

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardim_tulipas_14.jpg

Filipa Brito

Os jardins do Palácio de Cristal reabrem ao público na segunda-feira, dia 1 de junho. Era o único espaço verde murado da cidade do Porto que faltava reabrir, tendo em conta que até há bem pouco tempo ali funcionou o Hospital de Campanha, no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota.

Após o encerramento da unidade de saúde de retaguarda montada pela Câmara do Porto com os hospitais de São João e de Santo António, e com a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, os jardins do Palácio de Cristal podem reabrir ao público em total segurança.

Enquanto ali funcionou o hospital de campanha, que esteve ativo durante cerca de um mês, não era recomendado que os jardins fossem frequentados por outras pessoas, que não aquelas que prestavam serviço de voluntariado na estrutura, propositadamente erguida no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota e que assim se manterá até dia 15 de junho, altura em que será feita nova avaliação.

Também no interior dos jardins do Palácio de Cristal reabre no dia 1 de junho a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e no dia 2 (terça-feira) a Galeria Municipal do Porto.

Recorde-se que entre as medidas preventivas combate à disseminação do novo coronavírus, o Município do Porto encerrou, em meados de março, os jardins e parques municipais murados, à exceção dos grandes parques (Parque da Cidade e Parque Oriental do Porto).

Com o tempo a ditar o acerto das medidas, o Jardim de São Lázaro, o Parque de São Roque, a Quinta do Covelo e a Quinta de Bonjóia, o Parque de Pasteleira e o Jardim das Virtudes reabriram no passado dia 11 de maio.