Cultura

Jardins da cidade oferecem “Espaços para Respirar” na sexta edição do Open House

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_parque_da_cidade_01.jpg

Filipa Brito

Sob o mote “Espaços para Respirar”, a edição deste ano do Open House vai oferecer visitas ao Parque da Cidade, ao Parque das Águas, ao Jardim Botânico da Universidade do Porto e aos Jardins do Palácio de Cristal. O evento acontece neste fim de semana de 3 e 4 de julho.

Serão dois dias dedicados à arquitetura e ao património que pretendem ajudar as pessoas a descobrir “outro tipo de arquitetura” e “espaços públicos de qualidade” em 16 espaços distribuídos por quatro cidades. Além do Porto, o Open House passa por Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia.

De acordo com Nuno Sampaio, diretor executivo da Casa da Arquitetura, responsável pela organização, as 64 visitas programadas serão comentadas por 35 especialistas, entre historiadores, arquitetos, museólogos e autarcas.

A organização adianta que, devido às restrições impostas pela pandemia, o evento terá um formato "ainda condicionado e adaptado”, privilegiando “espaços abertos e ligados à natureza”. A participação na Open House é gratuita, mas de inscrição prévia obrigatória, uma vez que cada atividade terá um máximo de dez pessoas.

Na Maia, vai ser possível visitar os jardins da Quinta da Gruta e da Quinta dos Cónegos, o Parque Urbano de Moutidos e a Zona Desportiva da Cidade – Parque da Maia. A oferta em Matosinhos passa pela Piscina das Marés, da autoria de Álvaro Siza Vieira, a marginal, o jardim da Quinta de Santiago e a piscina e jardim da Quinta da Conceição. E em Vila Nova de Gaia há visitas aos parques da Quinta das Devesas, da Lavandeira e de S.Paio, assim como ao jardim do Morro.

A Open House é um evento internacional de promoção da arquitetura e património edificado com mais de 20 anos que, atualmente, se estende a mais de 45 cidades em todo o mundo.

Recorde-se que esta edição, com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto, foi adiada pela impossibilidade de se realizar no ano passado.