Cultura

Jardins da Casa da Prelada começam hoje a revelar o ouvido secreto das plantas

  • Notícia

    Notícia

#fib_Jardins_Casa_da_Prelada_01.jpg

"INsono: o ouvido secreto das plantas - Jardim Sonoro" é o novo projeto que a associação Sonoscopia apresenta à cidade a partir das 17 horas de hoje, com o apoio municipal através do programa Criatório.

De acesso livre e para todas as idades, este é um percurso sonoro com cerca de 40 minutos de duração, em que se descobrem os Jardins da Casa da Prelada (Rua dos Castelos, 485), da Misericórdia do Porto, os sons envolventes e os sons de que o silêncio é feito.

Concebido por Henrique Fernandes, Gustavo Costa e Ricardo Jacinto, "INsono: o ouvido secreto das plantas" parte da questão "O que ouvem as plantas?", que remete para a calma e silêncio com que as plantas escutam pacientemente os sons circundantes.

Nas cidades, a auréola sonora é rica e abundante em sons fabricados pelos humanos. Mas há ainda os sons naturais, das folhas das árvores, dos pássaros, da chuva e do vento, que timidamente teimam em persistir no tempo. E é nos jardins urbanos que muitas vezes nos apercebemos da beleza dos sons; é aqui que aprendemos a parar e escutar, tal como o fazem as plantas, e a perceber qual é o nosso lugar no mundo.

Esta iniciativa da Sonoscopia abre a escolas e grupos na sexta-feira 2 de junho e de 4 a 8 de junho, às 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30, acontecendo as apresentações para o público geral e famílias a 2, 3 , 9 e 10 de junho, às 10h00, 11h30, 14h00 e 15h30.

As visitas livres sem monitores e fora dos horários de apresentação acontecem já a partir desta quinta-feira, dia 31, e até 10 de junho.

Reservas e mais informações: sonoscopia@gmail.com ou 916 088 659.
O INsono é mais um dos vários projetos que têm vindo a ser apresentados no âmbito do programa municipal Criatório de apoio à criação artística.