Ambiente

Jardim do Campo 24 de Agosto está mais verde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Quem passar no Campo 24 de Agosto encontra um jardim totalmente requalificado e que convida a uma pausa do rebuliço citadino. Foram pensadas soluções mais verdes para aquele espaço, o que se traduziu num investimento municipal na ordem dos 40 mil euros.

Dos vários melhoramentos efetuados e que resolveram diversos problemas estruturais e de desgaste, destaque para o lago central que sofreu diversas intervenções no sentido de melhorar a qualidade da água, o uso mais eficiente da mesma e contribuir, assim, para o combate a ilhas de calor na cidade.

Com vista ao aumento da qualidade da água foi instalado um sistema de ultrassons para controlo e redução do aparecimento de microalgas. Foram, também, realizados trabalhos ao nível dos sistemas electro/hidráulicos e de iluminação decorativa subaquática quer do lago, quer da gruta, através da substituição de elementos já danificados e desajustados. Foi reposto o funcionamento dos repuxos, de modo a promover um maior arejamento da água e consequente aumento da sua qualidade.

Outra das grandes aéreas intervencionadas refere-se ao pavimento que foi reforçado para se tornar mais resistente ao pisoteio e à pressão das águas pluviais, permitindo manter, simultaneamente, a permeabilização do solo.

A empreitada incidiu numa área de pavimento de 750 m2, onde a opção passou por uma retificação do sistema de drenagem de águas pluviais e substituição do pavimento por outro com maior resistência mecânica, permeável e ecológico de aspeto natural, com uma drenagem sustentável.

Recorde-se que a Câmara do Porto tem em curso uma estratégia para o aumento das áreas verdes, com um investimento global que ultrapassa os 10 milhões de euros, e que uma das prioridades do próximo Plano Diretor Municipal (PDM) refere-se à valorização da estrutura ecológica e à densificação das áreas verdes na cidade.