Ambiente

Jardim de proximidade entre a rua Senhora do Porto e a rua de Santa Luzia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Fruto de um trabalho de contínuo envolvimento dos portuenses que vivem nas imediações deste novo espaço verde de fruição e lazer, realizou-se a apresentação do projeto final aos moradores dos prédios e habitações circundantes ao futuro jardim de proximidade entre a rua Senhora do Porto e a rua de Santa Luzia.

O objetivo principal prende-se com a requalificação da área entre as ruas Sra. do Porto e Sta. Luzia, um espaço de cerca de 5.000m2 e que atualmente não tem utilização qualificada.

No final do ano passado, o Município lançou um convite à participação dos moradores da zona tendo em vista adequar, repensar e melhorar esta zona da cidade, ouvindo as suas opiniões e ajustando o projeto a desenvolver face às necessidades evidenciadas por este processo de co-criação. Com os resultados, foi possível desenvolver um projeto formal recorrendo a uma equipa projetista que agora apresentou resultados tendo em vista a obtenção de contributos adicionais finais.

Tratando-se de uma área residencial, a proposta pretende criar um espaço multifuncional e inclusivo, que alie o recreio e desporto ao ar livre com a estadia, o descanso e a contemplação.

A organicidade dos percursos reflete também uma perspetiva de desenho focada no utilizador, uma vez que se inspira nos movimentos naturais das pessoas ao circularem nos espaços abertos, e na forma como interagem com o ambiente envolvente e umas com as outras.

Nos alargamentos do percurso principal, formam-se as áreas de estadia informais que convidam à permanência, com o recurso a bancos e a sombras, que permitem também o convívio entre residentes.

Ao nível da vegetação, serão selecionadas espécies adequadas ao local, sendo que a proposta para a vegetação tem como objetivo a criação de uma estrutura verde qualificada com forte interesse ecológico, essencial para a conservação da biodiversidade, permeabilidade do solo e mitigar problemas desencadeados pela poluição constante dos ecossistemas urbanos.

Uma forma de cumprir este objetivo é através de um desenho equilibrado do espaço exterior, refletindo o desenvolvimento de uma matriz verde de habitats polivalentes.

A sessão de apresentação do projeto contou com a participação do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que tutela a área do Ambiente.