Sociedade

Jardim da Água regressa com animação e historiador do Porto à descoberta de antigas fontes da cidade

  • Notícia

    Notícia

#mno_jardim_da_agua_01.JPG

Miguel Nogueira / Arquivo

Descoberta de fontes e chafarizes antigos da cidade, bailado, prova de orientação e visita guiada pelo historiador Joel Cleto fazem parte do programa do próximo Jardim da Água, evento que está de volta ao Parque das Águas/Jardins de Nova Sintra, já no sábado dia 11.

Tendo como mote "Fontes do Parque", esta segunda edição do Jardim da Água, que tem entrada gratuita e vai decorrer das 10 às 17 horas, pretende retratar os percursos, as fontes e os chafarizes que foram sendo instalados naquele parque entre as décadas de 1930 e 1960, à medida que iam sendo retirados das ruas da cidade.

O historiador Joel Cleto será o cicerone de uma das duas visitas guiadas que integram o evento, mas os visitantes poderão ainda aproveitar para participar numa iniciação à prática da Orientação, participar nas ações de sensibilização sobre saúde e ouvir uma bela história na Biblioteca do Parque.

Neste Jardim da Água não vai faltar ainda o mercado tradicional, animação, workshops e várias atividades lúdicas e culturais para toda a família.

Iniciado no mês passado, o Jardim da Água é uma iniciativa mensal promovida pela Águas do Porto com uma programação animada que pretende aproximar a população do Parque das Águas, um pulmão verde em plena zona Oriental da cidade.

Durante o evento, o estacionamento é livre no parque de estacionamento do recinto (Rua do Barão de Nova Sintra, 285), mas a Estação de Metro do Heroísmo e a Estação de Campanhã ficam apenas a alguns metros e são uma forma mais amiga do ambiente de chegar ao Parque das Águas.

As visitas guiadas e as sessões do Planeta Água requerem inscrição prévia através do email geral@pavilhaodaagua.pt ou através do telefone 934 440 072.

PROGRAMA

10h00 | 17h00

>Projeto Planeta Água - Central de Nova Sintra (junto à entrada)

>Mercado Tradicional - Organização "Mercado da Alegria"

>Documentário "Planeta Água" e curta metragem "The Tree" - Biblioteca do Parque (Casa de Alice)

>"Sketch Travellers" - Instalação de Rui Magalhães - Galeria de Exposições da Estufa do Parque

>"O Mundo que criamos" - Divisão Municipal de Promoção da Saúde da Câmara do Porto

>Pinturas faciais - promovida pela Ergovisão

>Vem tirar uma selfie com a Vita - Mascote Pavilhão da Água

>Iniciação à orientação no "Parque das Águas" - Grupo Desportivo dos 4 Caminhos

>Contador de Histórias de Água - Biblioteca do Parque (Casa de Alice) do Departamento Municipal de Cultura da Câmara Municipal do Porto

11h00 - Visita guiada, com abordagem histórica e coreográfica ao Percurso Patrimonial do Parque das Águas, pelo Arq.º Mário Mesquita (com a colaboração de Márcia Gomes, atriz - Orla Teatro - e Catarina Saraiva, performer artística)

12h00 - Atuação Música e bailado PALLCO - Performing Arts School & Conservatory - Frente da Galeria de Exposição da Estufa do Parque

14h30 - Laboratório da Paisagem - Biblioteca do Parque (Casa de Alice)

15h00 - Visita guiada ao Circuito das Fontes com abordagem histórica pelo Professor Joel Cleto

17h00 - "Sketch Travellers" - conversa sobre o processo criativo da instalação - Biblioteca do Parque (Casa de Alice)