Ambiente

Jardim da Água está de volta com mais uma estreia de arte urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_jardim_da_agua_19.jpg

Porto.

No próximo sábado, 14 de agosto, o Parque das Águas recebe uma nova edição do Jardim da Água, que traz visitas guiadas, mercado de produtos artesanais e arte urbana.

O Jardim da Água é uma iniciativa mensal com uma programação ativa e regular, que pretende aproximar a população do Parque das Águas, um pulmão verde em plena zona oriental da cidade. O evento decorre das 10 às 17 horas e tem entrada gratuita.

As visitas guiadas decorrem de manhã e de tarde, com o arquiteto Mário Mesquita e o historiador Joel Cleto, mas requerem inscrição prévia obrigatória devido à limitação de pessoas imposta pelas regras sanitárias. A inscrição para as visitas guiadas tem de ser efetuada através do preenchimento do formulário disponível aqui. Para melhor controlo das vagas disponíveis tem de ser preenchido um formulário por cada pessoa inscrita. A inscrição só é válida após receção de email de confirmação.

Para além da inscrição prévia obrigatória, é necessário o cumprimento de todas as regras de segurança, tais como a utilização de máscara cirúrgica, a medição de temperatura à entrada, o cumprimento dos circuitos de circulação estabelecidos, a manutenção da distância social e a higienização das mãos.

Durante a tarde será também estreada a intervenção de arte urbana pelo artista Oaktree, com a temática “Energia”, situada junto ao parque de merendas do Parque das Águas. Esta é a segunda de três instalações, de três artistas portuenses, a colorir o espaço – a primeira foi da autoria de Hazul, e em setembro será a vez de Godmess.

Programa

  • Das 10 às 17 horas – Mercado da Água (organização Mercado da Alegria). Mercado de produtos tradicionais e artesanato.
  • 11,30 horas – Visita guiada pelo arquiteto Mário Mesquita na qual será realizada, no âmbito do seu reconhecimento pela UNESCO, a apresentação pública do Parque Patrimonial das Águas, Parque das Águas e Plataforma de Informação e Interpretação do Património ao longo de um percurso/conversa nos próprios percursos do Parque das Águas. A duração é de aproximadamente 1,30 horas, sendo a lotação limitada mediante inscrição prévia obrigatória.
  • 15 horas – Visita guiada por Professor Joel Cleto ao Jardim do Parque das Águas. Lotação limitada mediante inscrição prévia obrigatória.
  • 16,30 horas – Inauguração da intervenção de arte urbana pelo artista Oaktree com a temática “Energia” (junto ao parque de merendas do Parque das Águas), sem sessão formal.