Sociedade

Janeiro recheado de atividades nas bibliotecas municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_sessao_ler_antes_de_ler_2022_4.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O primeiro mês do novo ano traz propostas diversas para o público infantil e juvenil, mas também para o adulto, na agenda de atividades das bibliotecas municipais.

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett está no centro da programação para janeiro, com mais de uma mão-cheia de opções para todos os públicos e faixas etárias.

Sábados a Contar
A primeira proposta tem lugar já no próximo sábado, dia 7, com duas sessões do ciclo “Sábados a Contar”. Dirigida a crianças dos 3 aos 6 anos, a atividade prevê duas sessões: 11h e 15h30, dedicadas a “Babuska”, de Sandra Ann Horn.
O ciclo regressa no dia 21 de janeiro, novamente às 11h e 15h30, com atenções centradas em “Obrigado – Uma História de Vizinhos”, de Rocio Bonilla.
A participação é gratuita, sujeita a confirmação, e a lotação é limitada. A inscrição prévia é obrigatória e pode ser feita aqui.

Ler “Os Lusíadas”
Nas segundas-feiras de janeiro decorrem, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, as sessões do curso breve sobre “Os Lusíadas”, promovido pelo Museu da Cidade.
São quatro sessões, marcadas para os dias 9, 16, 23, e 30, das 18h às 20h. Cada sessão será dedicada à leitura e análise de um canto da mais conhecida obra portuguesa, possibilitando caracterizações do pensamento do autor e a receção da sua obra até aos dias de hoje.
O curso é orientado por José Meirinhos, professor catedrático na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e diretor do Departamento de Filosofia. As inscrições estão abertas até ao dia 6 de janeiro e podem ser feitas online.

Clube da Saúde
Enquadrado no projeto municipal de promoção de literacia em saúde, o Clube da Saúde regressa com uma sessão dedicada ao tema “Sorriso saudável”.
A Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe a atividade, marcada para as 16h de dia 10 de janeiro. Consulte mais informações aqui.

Contos Contemporâneos
O clube de leitura dedicado aos Contos Contemporâneos vai debruçar-se sobre as obras “O assassinato de Margaret Thatcher” de Hilary Mantel (no dia 12 de janeiro, às 18h30) e “Enquanto elas dormem”, de Javier Marías (26 de janeiro, às 18h30). Aqui pode fazer a inscrição nas sessões.

Ler antes de Ler
Para crianças dos 18 aos 36 meses, a atividade “Ler antes de Ler” traz sessões de contos para bebés com Cândida da Luz. “Bebés aventureiros viajam nas Rotas do Luar” é o mote da iniciativa, com duas sessões no dia 14 de janeiro (11h e 15h).
De participação gratuita, a atividade requer inscrição prévia obrigatória. A lotação é limitada, com participação sujeita a confirmação.

Celebrar Agustina
No contexto do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett recebe mais uma sessão do ciclo “Leitores de Agustina”, que visa promover a leitura dos seus livros.
Às 17h do dia 21 de janeiro, a sessão reúne dois confessos admiradores da obra de Agustina: Lídia Jorge, que apresenta “A ronda da noite”, o último livro de Agustina; e Pedro Mexia, autor do prefácio da recente reedição do livro “Os meninos de ouro”. A moderação será assegurada por Inês Fonseca Santos.
A entrada é livre, sujeita à capacidade do auditório.

Pecados à tardinha
Dando continuidade à programação que teve início no final de 2022, o ciclo de conversas “Sete Pecados à Tardinha” regressa no dia 25 de janeiro, às 18h, para a terceira sessão.
Os convidados Ana Bárbara Pedrosa e José Milhazes abordam o pecado da Ira. Nuno Camarneiro, escritor e docente universitário, é o programador deste ciclo de conversas e será o responsável pela moderação.
As sessões terão a participação de dois convidados e a duração de 90 minutos, aos quais se seguirá um espaço reservado a perguntas do público. A entrada é livre, sujeita à capacidade do auditório.

Liberdade de impressão
No dia 28 de janeiro, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett será o palco da oficina “Liberdade de impressão em gelatina”, com Ana Torrie. A atividade é dirigida a crianças dos 6 aos 10 anos e realiza-se em sessão dupla: às 11h e 15h.
A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória que pode ser feita aqui. A lotação é limitada, com participação sujeita a confirmação.