Cultura

Janeiro chega ao Teatro Municipal do Porto com a festa dos 90 anos do Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_lancamento_temporada_19_20_TMP_01.jpg

Filipa Brito

Um dos principais momentos da segunda metade da programação 2021/22 do Teatro Municipal do Porto é a comemoração, em janeiro, do 90.º aniversário do Rivoli. Entre abril e maio, as cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos acolhem uma vez mais o DDD – Festival Dias da Dança.

São 90 anos a fazer parte da vida cultural e social do Porto. O Rivoli completa nove décadas de vitalidade, e entre os dias 18 e 23 de janeiro, o Teatro Municipal do Porto (TMP) promove um programa especial composto por criações de artistas da cidade, que irá decorrer no Rivoli e no Campo Alegre. Uma das novidades é que os festejos deste ano se vão estender aos espaços dos vários parceiros culturais (e vizinhos do Rivoli), nomeadamente Coliseu, Palácio do Bolhão, Maus Hábitos e Passos Manuel. A programação completa será revelada no início de 2022.

Ainda em janeiro, vão passar pelo palco do Rivoli a companhia Teatro da Palmilha Dentada e a Companhia Nacional de Bailado. Fevereiro traz, entre outras propostas, a estreia nacional de vários espetáculos da artista francesa pluridisciplinar Phia Ménard, fundadora da companhia Non Nova.

Em março, o TMP homenageia o coreógrafo alemão Raimund Hoghe, que faleceu a 14 de maio de 2021. Contando com a parceria de mais quatro teatros europeus, será apresentado An Evening with Raimund. Ao longo do mês de março, o TMP acolhe também a estreia de Cornucópia, da companhia de teatro mala voadora.

De 19 de abril a 1 de maio de 2022, o DDD – Festival Dias da Dança regressa aos palcos do TMP e a outros espaços culturais das cidades do Porto, Matosinhos e Gaia. Do vasto programa de espetáculos assinados por coreógrafos nacionais e internacionais destaca-se, em abertura, Pantera, da dupla Clara Andermatt e João Lucas.

Após o DDD, segue-se o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que apresentará a sua 45.ª edição entre os dias 10 e 22 de maio. Considerado um dos mais importantes nomes das artes performativas brasileiras, Marcelo Evelin, apresenta Povo da Mata (título provisório da nova criação), no início de junho, no Campo Alegre.

Em julho, e a fechar a temporada, o TMP apresenta os espetáculos Augusto (2 de julho, Rivoli), de Alessandro Sciarroni — coreógrafo italiano que venceu o Leão de Ouro na Bienal da Dança de Veneza em 2019 —, e Falaise (8 e 9 de julho, Rivoli), uma criação de Baro D’Evel, companhia franco-catalã de circo e artes performativas dirigida por Camille Decourtye e Blaï Mateu Trias. Ambas as peças transitaram da anterior para a presente temporada e serão apresentadas em estreia nacional.

Consulte mais informações no site do Teatro Municipal do Porto.