Política

Já teve início o voto antecipado nas eleições autárquicas 2021

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_voto_antecipado_01.JPG

Os estudantes deslocados que o tenham solicitado e os profissionais que se encontrem ao serviço no dia 26 de setembro, quando se realizam as eleições autárquicas, podem exercer antecipadamente o seu direito de voto.

As indicações são visíveis logo à entrada do edifício da Câmara do Porto, com um circuito que conduz os interessados até às urnas de voto: a operação de voto antecipado nas eleições autárquicas de 2021 já teve início, e vai decorrer nos Paços do Concelho em dois momentos. Entre esta segunda-feira e dia 16, quinta-feira, exclusivamente para os estudantes inscritos em estabelecimentos de ensino situados em distrito, região autónoma ou ilha diferente daqueles onde estão inscritos no recenseamento eleitoral.

De 16 ao dia 21 de setembro, o exercício do voto antecipado estará disponível para aqueles que, por motivos profissionais, não possam deslocar-se à assembleia de voto no dia 26. O voto antecipado na Câmara do Porto vai funcionar entre as 9 e as 17 horas.

Os serviços municipais esclarecem que, no caso do voto antecipado dos estudantes, os interessados tiveram de fazer previamente um pedido à câmara municipal da área onde estão recenseados, para que fosse feito o envio dos boletins de voto e dos envelopes correspondentes. Para os profissionais impedidos de exercer o direito de voto no dia 26, o acesso ao voto antecipado faz-se sem necessidade de inscrição prévia, sendo necessário, porém, um documento comprovativo do impedimento.

Também nesta segunda-feira, decorre a recolha de votos dos eleitores que se encontrem internados em estabelecimentos hospitalares ou detidos em estabelecimentos prisionais. Feito o agendamento prévio, uma equipa desloca-se ao local, acompanhada de um vereador, em representação do presidente da Câmara do Porto, para certificar a operação.

O prazo para os eleitores em confinamento obrigatório por força da pandemia ou internados em estruturas residenciais (lares) requererem o voto antecipado decorre entre 16 a 19 de setembro. Para mais informações consulte o Portal do Eleitor.

As eleições autárquicas 2021 realizam-se no domingo, dia 26 de setembro. A bolsa de agentes eleitorais para os munícipes interessados em participar nas mesas de voto registou perto de uma centena de inscrições. A informação foi transmitida às juntas de freguesia para suprir eventuais necessidades no dia do sufrágio.