Sociedade

Já se pode conhecer as três dimensões das faculdades da U.Porto numa visita virtual

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_entrevista_recepcao_alunos_FEP_10.jpg

Porto.

Há lugares especiais em cada uma das 14 faculdades da Universidade do Porto que os ex-alunos não esquecem e onde gostariam de voltar, tal como espaços emblemáticos que quem nunca por lá passou gostaria de conhecer. Pois a instituição resolveu o dilema ao mapear todos estes lugares e ao oferecê-los agora para visitas virtuais em três dimensões.

A primeira parte do projeto já tinha ganhado vida quando, em janeiro, a U.Porto disponibilizou percursos virtuais ao edifício da Reitoria, que incluíam a passagem pela escadaria central, pelo imponente Salão Nobre, pelas paredes repletas de retratos da Sala do Conselho, mas também com entrada autorizada no gabinete pessoal do reitor, António de Sousa Pereira.

Nesta altura, o projeto de mapeamento englobou também visitas em 3D à Casa-Museu Abel Salazar e ao Jardim Botânico do Porto. Mas agora vai mais longe. Vai ao Bar dos Estudantes de Letras, à piscina semiolímpica da Faculdade de Desporto, à nova Sala de Gastrotecnia da Faculdade de Nutrição e Alimentação e ainda dá a conhecer o majestoso salão da Faculdade de Direito e a famosa “sala dos 70 metros” que existe em Economia.

O que a U.Porto propõe é “abrir as portas da Universidade a toda a comunidade, incluindo a futuros estudantes ou simples curiosos”, mas também “que todos tenham acesso privilegiado a alguns dos mais emblemáticos espaços das faculdades, mesmo que não tenham a possibilidade de ir lá pessoalmente. Tudo isto em modo navegação “Google Street View” e com a ajuda de informação contextual, factos históricos, ou vídeos”.

Por enquanto, as portas virtuais estão abertas apenas em metade das faculdades do campus: Desporto, Economia, Medicina Dentária, Psicologia e Ciências da Educação, Direito, Letras e Ciências da Nutrição e da Alimentação. Com o início do ano letivo, o projeto deverá estender-se às restantes casas.