Habitação

Já são conhecidos os vencedores do título de "Melhor Entrada" dos bairros municipais

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Estão escolhidos os três vencedores da 1.ª edição da "Melhor Entrada", concurso lançado pela empresa municipal Domus Social, com o objetivo de premiar os edifícios de habitação municipal que mais se destacam no que toca à valorização e conservação dos espaços comuns.

Assim, os campeões desta 1.ª edição são: Antas, Rua de João Espregueira Mendes Nr. 11; Carriçal, Rua Berlengas, Edifício 9, Nr. 196, e Pio XII, Rua D. Sebastião de Resende, Edifício C, Nr. 83.

A decisão final coube ao júri de honra do qual fez parte Pedro Baganha, vereador dos pelouros do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Raul Meireles, ex-internacional português e antigo jogador do Futebol Clube do Porto, que cresceu nos bairros do Carvalhido e de Francos. A completar o trio, a arquiteta Olga Feio, coordenadora da equipa de Gestão de Projeto da Domus Social.

A Domus Social irá premiar os gestores e moradores das três entradas vencedoras, numa cerimónia cuja data será, brevemente, anunciada.

Entre cerca de 40 candidaturas, as entradas vencedoras destacaram-se por diferentes fatores. As Antas pelo forte senso de comunidade evidenciado na carta de candidatura, assinada por todos os moradores da entrada, onde se lê: "Se for preciso, cuidamos uns dos outros. Somos família, a união é a nossa força". O Carriçal, que, apesar de não ter sofrido obras recentemente, apresentou um excelente estado de preservação e conservação das partes comuns. O Pio XII chamou a atenção pela originalidade e criatividade na gestão da entrada, com decorações e eventos temáticos ao longo do ano.

As equipas da empresa municipal já tinham realizado uma avaliação prévia no terreno, considerando os critérios definidos no regulamento do concurso, como a limpeza e organização do espaço de uso coletivo, o estado de conservação das partes comuns e o cumprimento das regras das zonas comuns.

"A Melhor Entrada", realizada no âmbito do programa ConDomus, teve como objetivo promover o envolvimento dos moradores na valorização e conservação dos edifícios de habitação municipal. Com a participação dos Gestores de Entrada dos bairros das Antas, Carriçal, Choupos, Contumil, Fontinha, Monte S. João, Viso, Pio XII e Parceria Antunes, a primeira edição do concurso comprova o papel essencial dos moradores na preservação do património público municipal.