Ambiente

Já são conhecidos os vencedores do concurso FoodLoop

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_porto_food_week.jpg

Filipa Brito

Depois de um período de avaliação já são conhecidos os vencedores do concurso FoodLoop, iniciativa do Município do Porto, no âmbito do projeto CityLoops que envolve os parceiros Porto Ambiente – Empresa Municipal de Ambiente do Porto, LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto e 2Go Out Consulting. Conta ainda com a colaboração da 3Drivers e do IES – Social Business School.

Digestão anaeróbia de resíduos orgânicos, aproveitamento de calor industrial para produção de vegetais, reutilização de borras de café para produção de micro-vegetais, democratização do consumo de alimentos em fim-de-vida e hortas robóticas urbanas. Estes são os vencedores do FoodLoop.

Após processo de avaliação das 21 candidaturas recebidas, o júri do concurso determinou a seleção de 19 projetos que tiveram oportunidade de participar na fase de Bootcamp. Durante três dias, os membros dos vários projetos assistiram a palestras sobre economia de impacto e economia circular no sistema alimentar do Porto e participaram num conjunto de atividades que teve como objetivo potenciar e extrair o máximo de qualidade de cada projeto. No final do Bootcamp, cada equipa foi desafiada a apresentar o seu pitch, onde demonstrasse a evolução alcançada no seu projeto relativamente à submissão inicial.

Esta foi também uma excelente oportunidade para os vários projetos promoverem o networking, trocarem opiniões e conhecimentos entre si, num espírito empreendedor e de cooperação. Depois de nova ronda de avaliação, o júri anunciou os cinco projetos vencedores, premiados com um programa de mentoria de seis meses. No final poderão receber incubação na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto como apoio extra concurso. Esta mentoria será dedicada a estruturar os projetos piloto e encontrar formas de financiamento, contactos de especialistas e desenvolver planos de negócios.

A mentoria teve início no Porto Innovation HUB, contando com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente e Inovação, Filipe Araújo, a equipa de mentores e os representantes das equipas vencedoras.

Projetos vencedores

O FoodLoop teve sete vencedores (dois projetos foram selecionados, mas não participarão na mentoria):

- Ground4Food tem como objetivo produzir microvegetais no centro da cidade, utilizando como substrato as borras de café produzidas pelos estabelecimentos de restauração e bebidas);

- PortoType consiste no desenvolvimento de microbiodigestores, recorrendo à tecnologia de célula a combustível de hidrogénio, com o objetivo de produzir biogás, metano, hidrogénio e composto fertilizante;

- Simbiose agricultura indústria procura criar condições de produção economicamente viáveis para produtos que não são passíveis de produzir no exterior. Para tal, este projeto tem como objetivo associar uma estufa dinâmica na sua dimensão e produção a uma indústria ou serviço:

- UPCYCLING Porto pretende transformar o “bigdata” da LIPOR em "small data” do Porto. Desta forma, irá materializar os indicadores relacionados com o desperdício alimentar e, a partir da leitura dos dados, mapear e conectar a Rede Social do Porto a organizações sociais que realizam trabalhos semelhantes, por exemplo, à Refood. A última fase do projeto consiste em ligar o Cartão Porto. ao setor do retalho, em particular, facilitando a utilização na recolha de produtos alimentares perecíveis.

- As Hortas Robóticas Urbanas pretendem automatizar o cultivo, monitorização e recolha de alimentos em espaços urbanos, associando a literacia alimentar e a literacia tecnológica.

Dois projetos foram selecionados, mas não vão participar na mentoria. São eles:

- FHLUD apresentou a Hortee, uma plataforma que pretende posicionar-se como um mercado on-line e uma ferramenta de vendas que permita que agricultores e consumidores façam negócios diretamente entre si, através de um modelo de mercado B2B (business-to-business) para compra, venda e doação de frutas e legumes frescos;

- Zero Waste HUB pretende ser um centro que permita informar e demonstrar à comunidade como o desperdício se pode transformar em matéria-prima e criatividade.