Sociedade

Já são conhecidos os projetos e artistas vencedores do Programa de Arte Urbana

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_programar_arte_urbna_porto_2020_04.jpg

Filipa Brito

Foram selecionadas as propostas vencedoras dos dois concursos lançados para a intervenção artística no Mural da Restauração e em 24 caixas de distribuição de energia elétrica instaladas na Rua dos Flores.

Promovido desde 2014, o Programa de Arte Urbana do Porto leva a cabo a sexta fase do Mural Coletivo da Restauração, um projeto rotativo, de caráter anual. São 14 módulos da parede de sustentação dos Jardins do Palácio de Cristal, estendida ao longo de 70 metros da Rua da Restauração.

Para esta nova intervenção, a empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto recebeu 24 propostas de um total de 22 artistas de cinco nacionalidades, todos residentes em território nacional.

O júri, composto por Hazul, Patrícia Costa e Miguel Sousa selecionou os projetos dos artistas Inês Arisca, Pablo Cidad, André Eiras, Paula Rezende, Gustavo Carneiro, Rute Costa e Sphiza (Filipa Fonseca) para a intervenção no local. Como ajuda de custos à produção são atribuídos 750 euros por intervenção/proposta selecionada (de dois ou quatro módulos).

Caixas de eletricidade na Rua das Flores

Relativamente às intervenções artísticas em 24 caixas de distribuição de energia elétrica, situadas ao longo da Rua das Flores, foram recebidas 16 propostas de um total de 14 artistas de cinco nacionalidades, todos residentes em território nacional. As propostas, neste caso, deviam responder à temática dos 500 anos da Rua das Flores.

O júri selecionou as propostas de Guilherme Sommermeyer, Isa Silva, Isabella e Justin, Isadora Machado, Ricardo Ciriaco Almeida Macedo e Tiago de Carvalho. Os autores selecionados receberão 650 euros para ajudas de produção na intervenção de cada conjunto de quatro caixas de eletricidade.

Inaugurado em 2014, por iniciativa da Câmara do Porto, o Programa de Arte Urbana do Porto pretende contribuir para a divulgação e sensibilização da produção criativa da arte urbana, incentivando a sua prática num enquadramento institucional autorizado.

Já foram realizadas mais de 80 intervenções artísticas no espaço público da cidade do Porto, entre obras de caráter efémero ou permanente, envolvendo mais de seis dezenas de artistas.