Economia

Já são conhecidos os melhores trabalhos da primeira edição do Prémio de Economia Porto.

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_aliados_amanhecer_01.jpg

Miguel Nogueira

O júri da primeira edição do Prémio de Economia Porto. escolheu um vencedor e atribuiu duas menções honrosas.

A dissertação de Mestrado em Economia e Gestão Internacional Collective actions to attract, facilitate and incorporate international talent in the city of Porto, de Rui Manuel Miranda Azevedo, foi a vencedora da primeira edição do Prémio de Economia Porto.

Este galardão é promovido pela Câmara do Porto com o objetivo de contribuir para o melhor conhecimento da economia da cidade e, dessa forma, ajudar a desenvolver políticas públicas que melhorem o tecido económico e a qualidade de vida dos portuenses.

Foram ainda atribuídas duas menções honrosas, às dissertações City Branding e Inovação: O Papel do Branding Local no Desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da Asprela (Porto), de Ivo André Calheiros Maia Pereira (Mestrado em Economia e Gestão da Inovação) e Co-creation in Place Branding: The Element Community in Mercado Temporário do Bolhão Brand, de Miguel Martim Rodrigues Leal (Mestrado em Gestão).

Os três trabalhos são assinados por estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. O vencedor receberá um prémio no valor de 1500 euros, cabendo a cada uma das menções honrosas um valor de 500 euros.

Os trabalhos foram avaliados conforme a sua relevância social e económica; a originalidade, relevância e qualidades científica; mas também pela capacidade de transferência e aplicabilidade e clareza e qualidade da redação.

Nesta primeira edição eram admitidos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos letivos 2017/2018, 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021. As dissertações a concurso deviam incidir sobre um tema de relevância para a economia da cidade do Porto, nomeadamente estratégias de desenvolvimento económico, captação de investimento, atração e manutenção de talento, competitividade, redes de conhecimento e inovação, empreendedorismo e diplomacia económica.

O júri era composto por representantes da Câmara do Porto, da Associação Empresarial de Portugal, da Ordem dos Economistas – Norte, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, da Universidade Lusíada e da Universidade Portucalense Infante D. Henrique.