Cultura

Já são conhecidos os cinco projetos vencedores das Bolsas Filmaporto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

rc_filmaporto_made_in_dublin.jpg

Renato Cruz

Pelo terceiro ano consecutivo, a Filmaporto vai financiar cinco projetos realizados, integralmente, na cidade do Porto. "Coroa de Espinhos", de Francisco Moura Relvas, "porto2000", de Matilde Camacho, e "Amigos para sempre", de Maria Trigo Teixeira, são as propostas apoiadas pela Bolsa Neves, enquanto "Éramos só putos", de João Nunes Monteiro, e "À mesa", de Mariana Bártolo, foram selecionados pela Bolsa Pascaud.

"Coroa de Espinhos", realizado por Francisco Moura Relvas (produção de Ana Meleiro), reflete sobre a crescente especulação imobiliária. Já "porto2000", de Matilde Camacho (Animais AVPL) é uma viagem sensorial por uma cidade fictícia, criada à imagem das memórias de quem viveu, enquanto criança, o início do novo milénio no Porto. "Amigos para sempre", de Maria Trigo Teixeira (AIM Creative Studios) é uma proposta arrojada sobre "um HOMEM não se lembra de como era a sua vida antes de CÃO".

Já "Éramos só putos", de João Nunes Monteiro (Omaja), é um filme de cariz autobiográfico sobre um acontecimento na vida de um adolescente queer no Porto e "À mesa", de Mariana Bártolo (Foi Bonita a Festa), é um documentário experimental sobre como o lugar ocupado durante as refeições pode refletir as dinâmicas de poder exercidas em sociedade.

O financiamento, no valor de 20 mil euros para cada projeto, foi atribuído através de um concurso que teve como jurados Filipe Melo (cineasta, músico e autor de banda desenhada), João Gonzalez (cineasta, animador, ilustrador e músico) e Leonor Teles (cineasta).

Este programa de apoio anual visa estimular a criação de cinema produzido, integralmente, no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.

O concurso prevê duas modalidades dirigidas a diferentes candidatos: a bolsa Neves é dirigida a artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a candidatos a residir fora da cidade. Em ambas as modalidades, 60% da equipa deverá residir no Porto há, pelo menos, dois anos. As atas do concurso, cujas candidaturas decorreram entre 29 de maio e 23 de junho de 2023, podem ser consultadas aqui.