Sociedade

Já são 19 os equipamentos municipais com certificado de qualidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_fachada_rivoli_jan.jpg

Miguel Nogueira

Iniciado em 2015, o processo de certificação pela APCER atesta a qualidade das atividades, dos serviços e da gestão dos vários equipamentos geridos pela Ágora, com o consequente aumento da satisfação dos seus utentes. A certificação passa agora a abranger um total de 19 infraestruturas, incluindo os teatros, a Galeria Municipal, os parques de estacionamento e mais sete equipamentos desportivos.

A Ágora – Cultura e Desporto do Porto concluiu com sucesso o alargamento da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade às atividades de entretenimento e a mais 13 equipamentos e plataformas geridos e/ou explorados por esta empresa municipal, casos do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre), Galeria Municipal do Porto, parques de estacionamento do Palácio, Poveiros e Silo Auto, assim como ao Parque Desportivo de Ramalde/INATEL, Campo do Parque da Cidade, Pavilhão Fontes Pereira de Melo, Pavilhão Nicolau Nasoni, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, Pavilhão Irene Lisboa e Pavilhão do Viso.

Recorde-se que este processo de certificação foi iniciado em 2015, possibilitando à então PortoLazer tornar-se na primeira entidade pública em Portugal a obter uma certificação pela mais recente norma ISO 9001:2015. Esta primeira fase, concluída em 2016, permitiu a certificação da Rede Municipal de Piscinas (Cartes, Constituição e Eng.º Armando Pimentel), o Pavilhão do Lagarteiro, o Campo Sintético do Viso e o Polidesportivo dos Choupos. Por sua vez, em 2017, o âmbito da certificação alargou-se também aos campos de férias municipais, a “Missão Férias@Porto”.

Mais do que um simples diploma, esta certificação atesta a qualidade das atividades, dos serviços e da gestão dos vários equipamentos geridos pela Ágora (atualmente, num total de 19), demonstrando o compromisso da empresa municipal com a qualidade dos seus equipamentos, a permanente melhoria dos serviços prestados e o consequente aumento da satisfação dos seus utentes.

Este reconhecimento por parte de uma entidade externa e independente (a APCER) atesta igualmente o trabalho que a Ágora tem vindo a realizar na gestão e funcionamento destas infraestruturas – por exemplo, ao nível da simplificação de tarefas, uniformização de procedimentos, otimização de recursos ou controlo de riscos – em linha com as melhores práticas internacionais.

O processo de certificação, agora concluído, envolveu diretamente 225 colaboradores dos vários departamentos e serviços da empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto do Porto.

A Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade passa, assim, a abranger as seguintes atividades e equipamentos:

REMUPI: gestão da Rede Municipal de Piscinas, abrangendo as atividades de ginásio e natação orientadas e livres (Piscina Municipal de Cartes, Piscina Municipal da Constituição e Piscina Municipal Eng.º Armando Pimentel)

REMUPA e Rede Municipal de Grandes Campos: gestão das infraestruturas desportivas municipais abrangendo Pavilhões e Campos Desportivos (Pavilhão Municipal do Lagarteiro, Pavilhão Fontes Pereira de Melo, Pavilhão Nicolau Nasoni, Pavilhão Pêro Vaz de Caminha, Pavilhão Irene Lisboa, Pavilhão do Viso, Campo Sintético do Viso, Campo de Futebol do Parque da Cidade, Parque Desportivo de Ramalde e Polidesportivo dos Choupos)

Campos de Férias: conceção, gestão e operacionalização da Missão Férias@Porto

Gestão dos Teatros Municipais do Porto (Teatro Rivoli e Teatro do Campo Alegre)

Gestão da Galeria Municipal do Porto

Gestão dos Parques de Estacionamento (Parque do Silo Auto, Parque dos Poveiros e Parque do Palácio de Cristal)

Gestão das atividades do Entretenimento.