Ambiente

Já há mercados para comprar produtos biológicos junto às faculdades na Asprela

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_produtos_biologicos.jpg

Filipa Brito

Os mercados biológicos em formato pop-up promovidos pela Câmara do Porto já estão a começar a montar as bancas. De forma a tornar mais sustentável, saudável, justo e próximo o sistema de alimentação da cidade, começando na Asprela, o projeto Good Food HUBs estará junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto, ao Instituto Superior de Engenharia do Porto, à Faculdade de Desporto da U.Porto e à Universidade Portucalense.

A funcionar desde o final de outubro, o mercado na Universidade Portucalense conta com a Humus Bio como produtor associado e realiza-se semanalmente. O mercado biológico junto à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto terá uma frequência quinzenal. Todas as terças-feiras, entre as 16 e as 18 horas, ali vão estar os produtores Lavradores do Sete Bio e Melhor Bio.

Esta quinta-feira, abre o primeiro mercado biológico no Instituto Superior de Engenharia do Porto, onde estarão à venda produtos da Shii Coração, BioGoods, Micro Botânica e Quinta Terra Viva. Quinzenalmente, junto à entrada do edifício H, também entre as 16 e as 18 horas.

Na próxima semana, ainda com dia a definir, arranca o mercado na Faculdade de Desporto da U.Porto. As bancas de produtos biológicos serão montadas todas as semanas na entrada principal, junto ao corredor, pela Bio Para Ti e pela Quinta de Louredo.

Tendo como território piloto a zona da Asprela, o Good Food HUBs vai ainda promover workshops e outro tipo de eventos sobre alimentação saudável e sustentável, critérios de sustentabilidade nas cantinas e projetos de investigação associados ao sistema alimentar.

O Good Food HUBs está integrado no Asprela + Sustentável, um projeto financiado pelos EEA Grants – Call#4 Living Lab, que pretende criar um laboratório vivo na zona da Asprela.